Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Jovania Maria Perin dospt_BR
dc.contributor.otherKluge, Denise Cristina, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-13T20:04:45Z
dc.date.available2020-05-13T20:04:45Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37950
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Denise Klugept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 23/05/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação dedica-se a refletir sobre a produção de material didático para o curso de português como língua estrangeira do Celin-UFPR e, como resultado dessa reflexão, propõe critérios para a elaboração desse material. Para isso, parte de um levantamento sobre o Ensino de Línguas por Tarefas, pois tal abordagem já faz parte do processo de ensino do curso, porém não de forma ampla. Este trabalho propõe-se a defender esse e outros construtos teóricos como fundamentação viável para a preparação de materiais didáticos e formação de professores para o curso de PLE do Celin. Defende igualmente a utilização de etapas para a organização das tarefas em uma unidade temática. Como produzir tarefas envolve a produção de textos, acredita-se que o trabalho com gêneros discursivos seja uma forma efetiva para direcionar as práticas didáticas a objetivos socioculturais e discursivos, não limitando o ensino à organização acumulativa de conteúdos linguísticos. Além de observações, a dissertação inclui uma unidade temática criada especialmente para o nível préintermediário do curso regular do Celin. Essa unidade temática foi desenvolvida, aplicada e reestruturada com o intuito de orientar professores elaboradores de materiais a transformar essa fundamentação teórica em ações práticas para a produção de atividades voltadas ao ensino de PLE, especificamente ao contexto situacional analisado. Ainda, sugere-se a criação de um núcleo responsável pela elaboração de material didático para a instituição, com conceito próprio, para que o Celin possa se tornar uma referência de ensino na área. Palavras-chave: Celin-UFPR. Ensino/aprendizagem de PLE. Formação de professores. Ensino de Língua por Tarefas. Gêneros discursivos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present dissertation is dedicated to the reflection on production of teaching material for the course of Portuguese as a Foreign Language at Celin-UFPR and, as a result of this reflection, it proposes criteria for the preparation of this material. For that, it initiates with a survey on the Task-based Language Teaching. Such an approach is already part of the teaching process of the course, but not broadly. This paper proposes to defend this and other theoretical constructs as a viable basis for preparating of teaching materials and the training of teachers for the Portuguese as a Foreign Language course at Celin. The use of steps for the organization of tasks into a thematic unit is also defended. As producing tasks involves the production of texts, it is believed that working with discursive genres is an effective way to direct educational practices and sociocultural and discursive objectives, not limiting the teaching to the accumulative organization of linguistic content. In addition to observations, the dissertation includes a thematic unit created especially for the pre-intermediate level of the regular course at Celin. This thematic unit was developed, applied and restructured with the aim of guiding teachers producers of materials to transform this theoretical foundation into practical actions for the production of activities aimed at teaching Portuguese as a Foreign Language, specifically to the analyzed situational context. Yet the creation of a core group responsible for the development of educational materials for the institution is suggested, using its own concept, so that Celin can become a teaching reference in the field. Keywords: Celin-UFPR. Teaching/learning of Portuguese as a Foreign Language. Teacher formation. Task-based Language Teaching. Discursive genres.pt_BR
dc.format.extent148f : il., algumas color., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLingua espanhola - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensino - Estudo e ensino - Falantes estrangeirospt_BR
dc.subjectLinguistica aplicadapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleProposta de critérios para elaboração de unidades temáticas e de enunciados de tarefas em contexto de ensino de PLE no CELIN-UFPRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples