Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPachioni, Miguel Sgarbipt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Regiane Reginapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-21T13:47:10Z
dc.date.available2018-03-21T13:47:10Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/37922
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Regiane R. Ribeiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 21/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho é fruto da reflexão sobre o significado de patrimônio cultural e o seu reconhecimento enquanto bem simbólico presente no cotidiano dos educandos da rede pública de ensino de Curitiba/PR. Para tanto, a pesquisa se propõe a revelar se o que poderia ser considerado um patrimônio cultural de um dado bairro advém da imposição de referenciais alheios às suas próprias vivências dos educandos ou se este referencial é construído por meio de suas experiências sociais do cotidiano. A proposta é de elucidar se os referenciais culturais mencionados pelos educandos condizem ou não com a perspectiva reprodutivista da violência simbólica e se há evidências da hegemonia cultural ao fundamentar a possível caracterização de monumentaneidade e desterritorialidade quando se pensa em patrimônios culturais. Baseado nos referenciais dos estudos culturais associados à teoria das mediações, os métodos de pesquisa foram mistos, envolvendo a análise de conteúdo e a observação participante decorrente de uma oficina educomunicativa aplicada em dois colégios, além de grupos de discussão como forma de aprofundamento da temática. Como hipótese, adotou-se a ideia de que o senso crítico dos educandos se mostrasse de forma subjugada, não sendo consideradas suas vivências como parte de uma cultura que tanto os compõe quanto por eles é composta. Os resultados apresentados podem contribuir para uma reflexão mais profunda sobre as interações possíveis e o distanciamento existente entre a construção do conhecimento, a apropriação dos referenciais culturais e o reconhecimento de identidades que, imersos no contexto fragmentado da modernidade, mostram-se em transição neste processo em que o ato de comunicar se confunde com a necessidade de se (re)conhecer socialmente. Palavras-chave: patrimônio cultural, comunicação social, identidades, educomunicação, referencial simbólico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work is the result of the reflection on the meaning of cultural heritage and its recognition present in the daily lives of students from public schools in Curitiba/PR. Therefore, the research intends to reveal whether what is considered a cultural heritage of a given neighborhood comes from the imposition of outside references or from their own daily experiences of the context they belong in. The aim is to elucidate whether the cultural references mentioned by the students are connected or not with the reproductive perspective of symbolic violence and if there are evidences of the cultural hegemony that delimits the features of monuments and the lack of belonging when thinking about cultural heritages. Based on references of cultural studies associated to the mediation theory, the research methods used were mixed: content analysis, participant observation during an educommunication workshop in two schools and focal group. The hypothesis was that the critical sense of the students was undervalued because their everyday experiences is not considered as a part of a culture that composes them but that they also compose. Moreover, through the educommunication workshop, the aim was to analyze in which way the students collectively build their justification about what makes a cultural heritage. The results can contribute to a deeper reflection about the possible interaction and the existent distancing between knowledge constructions, the appropriation of cultural references and the recognition of identities, which, inserted in the fragmented context of modernity, show themselves transient in the process in which the act of communication gets confused with the necessity of social (re)cognition. Palavras-chave: Cultural heritage. Social communication. Identities. Educomunication. Simbolic referencial.pt_BR
dc.format.extent197f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectPatrimonio cultural - Proteçãopt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectEscolas publicas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleComunicando identidades : o patrimônio cultural sob a ótica dos educandos mediados pela educomunicaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples