A percepção de aprendizes brasileiros de inglês sobre a tarefa role-play como estratégia de desenvolvimento da oralidade
Resumo
Resumo: "O Role-play é uma técnica de ensino em que um contexto comunicativo real é simulado e os alunos atuam papéis funcionais enquanto interpretam-no, expressando e negociando significados para atingir o objetivo da tarefa" (FERREIRA, 2008, p. 10). Essa tarefa vem sendo utilizada em salas de aulas e apresentada como uma proposta em livros didáticos com o objetivo de auxiliar os alunos em seu desempenho oral, mas como está sendo utilizada na sala de aula no ensino de língua estrangeira e como tem sido a percepção dos alunos e dos professores diante da estratégia ainda são aspectos que carecem pesquisas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal investigar a tarefa Role-play nas aulas de língua inglesa e seus impactos no que se refere ao desempenho oral de alunos e alunos/professores do Núcleo de Línguas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (NLPUCPR). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter interpretativista, segundo Bortoni-Ricardo (2008), por meio de questionários aplicados aos alunos, alunos/professores e alguns docentes do NLPUCPR, a respeito da utilização da estratégia do Role-play em relação às suas experiências, aplicações e opiniões. A adaptação e o desenvolvimento de algumas atividades propostas pelo livro didático utilizado pela instituição também foram etapas realizadas, além da aplicação da estratégia do Role-play durante algumas aulas. Sendo assim, as perguntas que norteiam este trabalho são as seguintes: (1) Como os alunos participantes desta pesquisa que utilizaram o Role-play e os que utilizaram as atividades orais propostas pelo livro em suas aulas perceberam o seu desempenho oral e/ou se sentiram ao falar a língua inglesa? (2) Como os professores desta pesquisa percebem as atividades orais trazidas pelo livro didático, assim como as atividades de Role-play propostas nesta pesquisa? Este trabalho apresenta: a) aspectos sobre a oralidade da Língua Inglesa, principalmente relacionados ao público adulto (PAIVA, 2000; CANALE; SWAIN, 1980; PALLU, 2008; GUIMARÃES, 1997); b) o levantamento de referencial teórico sobre o a estratégia do Role-play (CROOKALL; OXFORD 1990; NUNAN, 2003; BULLARD, 1990); c) a revisão de três outros estudos que investigam a tarefa Role-play no ensino e na aprendizagem da oralidade (BORK, 2006; FERREIRA, 2008; CARDOSO, 2009); d) a utilização do livro didático como instrumento de ensino/aprendizagem (SOUZA, 2011), bem como a apresentação dos aspectos referentes à oralidade presentes no livro didático aqui analisado (OXENDEN; LATHAM-KOENIG; SELIGSON, 2012); e) a metodologia aqui utilizada, a apresentação dos instrumentos de coleta e participantes desta pesquisa; f) a análise dos instrumentos de coleta e percepções dos participantes durante este estudo; g) e a conclusão final. Através desta pesquisa foi possível constatar que os alunos que tiveram contato com a estratégia do Role-play perceberam-se mais desenvoltos quanto ao uso da língua inglesa. Eles mesmos notaram que a sua comunicação oral em língua inglesa melhorou e acharam positivo o fato de realizarem tarefas, em sala de aula, relacionadas ao contexto real de uso da língua. As professoras que aplicaram o Role-play também enfatizaram esses aspectos, uma vez que durante a aplicação das atividades já puderam ver o desenvolvimento da comunicação oral de seus alunos e, por isso, se sentiram cada vez mais motivadas com a aplicação desta estratégia ao ponto de pensar em continuar a utilizá-la em suas futuras turmas. Abstract: "The Role-play is an educational technique in which students play functional roles in a simulated situation. In other words, they interact with each other and the simulated reality, exchanging meanings in order to accomplish a task" (FERREIRA, 2008, p. 10). This task has been used in classrooms and it is presented in textbooks aiming at helping students in their oral development. However, how this technique has been used and how the students have perceived it, are aspects that need to be investigated. In this sense, this study has the main objective to investigate the Role-play task in English classes and its impacts on the learners’ oral development from Núcleo de Línguas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (NLPUCPR). For this purpose, this study is a qualitative one, according to Bortoni-Ricardo (2008), as it was done through questionnaires answered by the students, students/teachers and some teachers from NLPUCPR about the use of the Role-play technique. Some activities suggested by the textbook used at NLPUCR were adapted to the Role-play technique. Bearing this in mind, the research questions that guided this work are: (1) How the students’ participants of this study, that used the Role-play and the ones that used the oral activities suggested by the textbook perceived their oral performance and/or perceived themselves talking in English? (2) How the teachers from this study perceived the oral activities suggested by the textbook and the Role-play activities proposed in this study? This study presents: a) English speaking aspects, mainly related to adults (PAIVA, 2000; CANALE; SWAIN, 1980; PALLU, 2008; GUIMARÃES, 1997); b) theoretical survey about the Role-play technique (CROOKALL; OXFORD 1990; NUNAN, 2003; BULLARD, 1990); c) the review of three other studies that investigate the Role-play technique on the speaking issue, (BORK, 2006; FERREIRA, 2008; CARDOSO, 2009); d) the use of the textbook as an instrument of learning/teaching (SOUZA, 2011), as well as a presentation of speaking aspects in the textbook here analyzed (OXENDEN; LATHAM-KOENIG; SELIGSON, 2012); e) the methodology including the instruments designed for data collection and the participants of this study; f) the data analysis; and g) the conclusion. Through this research, it was possible to see that the students that had practiced the Role-play technique perceived themselves more confident to talk in English. They also perceived that their speaking has improved and they liked to solve tasks related to their routine inside their classroom. The teachers that applied the Role-play also mentioned these aspects, because during the activities, they could see the development on their students’ speaking. In addition, teachers were motivated with the technique and believed that they will keep using it in their future classrooms.
Keywords: Role-play. Speaking. Teaching/learning. English teaching. Adult learners.
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