Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorSilochi, Josianept_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T11:51:06Z
dc.date.available2024-04-08T11:51:06Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36806
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 15/08/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta investigação tem como objetivo compreender como pesquisadores têm efetuado aproximações entre Literatura e o Ensino de Ciências, por meio da utilização de textos literários em situações de ensino e aprendizagem de Ciências e Química. Adotando a metodologia da pesquisa qualitativa-bibliográfica foram investigados dezesseis artigos que trabalham a interface Literatura-Ensino de Ciências, publicados no período de 2000 a 2012 em revistas das áreas de Educação e Ensino, bem como nos eventos ENPEC e o ENEQ. Posteriormente foram categorizados de acordo com o referencial teórico da Análise Textual Discursiva, com o intuito de verificar os motivos de se utilizar textos literários no Ensino de Ciências. De modo geral, a análise dos resultados aponta que existe uma preferência dos autores pela utilização de textos literários para a promoção da aprendizagem de conteúdos científicos nas três esferas de Ensino – Fundamental, Médio e Superiorpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this investigation is to understand how researchers have been doing approaches between Literature and the Teaching of Science, through the use of literary texts in situations of teaching and learning of Science and Chemistry. Adopting the methodology of qualitative-bibliographic, sixteen items that work with Literature-Science Teaching interface, which were published in the period from 2000 to 2012 in journals of Education and Teaching, as well as in the events of ENPEC and ENEQ, were investigated. Later they were categorized according to the theoretical framework of Discourse Textual Analysis, in order to verify the reasons for using literary texts in Science Teaching. Overall, the analysis of the results indicates that there is a preference of the authors for the use of literary texts for the promotion of learning science content in the three spheres of Education - Elementary, Middle and Upperpt_BR
dc.format.extent94 f. + anexos : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura e cienciapt_BR
dc.titleAproximações entre literatura e ciência : um estudo sobre os motivos para utilizar textos literários no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples