dc.contributor.other | Galindo, Caetano Waldrigues, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.creator | Ardiles, Rafael Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T18:28:43Z | |
dc.date.available | 2022-12-01T18:28:43Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/36599 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Caetano Waldrigues Galindo | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 12/12/2013 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Estudos Literários | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: 35 Sonnets de Fernando Pessoa é uma obra movida pelo paradoxo. Escritos num período de intensa meditação, seus poemas refletem em larga medida as diferentes formulações metafísicas que animaram o poeta ao longo de toda a década de 1910. Nessas formulações tomam parte, frequentemente, concepções opostas sobre a realidade. O poeta, no entanto, em lugar de se posicionar favoravelmente a um ponto de vista definido, traça por meio dos 35 sonetos um diagrama dos problemas envolvidos no ato de conhecer. Dessa forma são trabalhados problemas como o livre-arbítrio e a oposição entre a essência e a aparência. Esses problemas levantam uma oposição ulterior entre o conceito pessoano de paganismo, que se baseia nos princípios complementares de unidade, objetividade e racionalidade, e sua intuição de que haveria algo para além das aparências. A crise provocada por essa oposição, por sua vez, especialmente a partir do momento em que Pessoa entra em contato com a teosofia, será, mais uma vez paradoxalmente, resolvida por meio da formulação de um Paganismo Superior. Palavras-chave: 35 Sonnets. Fernando Pessoa. Paganismo. Ocultismo. Teosofia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Fernando Pessoa's 35 Sonnets is a work driven by paradox. Written in a period of intense meditation, its poems reflect to a great extent the different metaphysical formulations that animated the poet throughout the 1910s. It is not uncommon that opposite views on reality take place in these formulations. The poet, however, instead of supporting any definite point of view, describes by way of the 35 sonnets a diagram of the act of knowing. By this way, the problems of free-will and of the opposition between essence and appearance are set forth. These problems raise a further opposition between Pessoa's take on paganism, which is based in the complementary principles of unity, objectivity, as well as rationality, and his intuition that there is something beyond what is seen. The crisis brought about by these oppositions, by its turn, especially from the moment when Pessoa gets in full contact with theosophy, will be once more paradoxically worked out by means of his formulation of a Superior Paganism. Key-words: 35 Sonnets. Fernando Pessoa. Paganism. Occultism. Theosophy. | pt_BR |
dc.format.extent | 126f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Pessoa, Fernando, 1888-1935 | pt_BR |
dc.subject | Sonetos | pt_BR |
dc.subject | Ciencias ocultas | pt_BR |
dc.subject | Paganismo | pt_BR |
dc.subject | Teosofia | pt_BR |
dc.title | 35 Sonnets ou o horror paradoxal da vida | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |