dc.contributor.other | Jordão, Clarissa Menezes, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.creator | Zamboni, Alessandra da Silva Quadros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-09T12:37:53Z | |
dc.date.available | 2022-12-09T12:37:53Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/36561 | |
dc.description | Orientadora : Profª Drª Clarissa Menezes Jordão | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 22/02/2013 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho e o relato de uma pesquisa qualitativa que investiga a concepcao formativa subjacente ao curriculo do curso de Letras em um curso de formacao de professores de lingua estrangeira em uma instituicao de ensino superior do Parana. O estudo teve como objetos de analise as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Letras e o documento curricular. Os objetos foram considerados por meio das seguintes categorias de analise: a) os modelos de formacao docente (D.AVILA, 2008; WALLACE, 2001; PIMENTA & LIMA, 2004; SCHON, 2000; COCHRAN-SMITH & LYTLE, 1999; MARTINEZ, 2007; HALU, 2010 e VIEIRA-ABRAHAO, 2010); b) os conceitos de proficiencia linguistica (STERN, 1983; 1992; SCARAMUCCI, 2000, TEIXEIRA DA SILVA, 2000 e ALMEIDA FILHO, 2004). A pesquisa, que se situa no campo dos estudos da Linguistica Aplicada e da formacao docente, constitui-se em pesquisa qualitativa de cunho etnografico e quanto aos procedimentos configura-se como um estudo de caso, pesquisa bibliografica e documental. Apos a analise e interpretacao dos dados levantados concluiu-se que: a) a formacao profissional do professor de lingua inglesa e embasada nos documentos oficiais pelo modelo de formacao pelas competencias profissionais, enquanto que o modelo instrumental-racionalista norteia o documento curricular da instituicao pesquisada; b) as definicoes de proficiencia linguistica que embasam a formacao do professor de lingua inglesa nao estao claras nos documentos oficiais, o que igualmente ocorre no documento curricular investigado; c) a maneira com que esses elementos se articulam na formacao inicial do professor de lingua inglesa na instituicao pesquisada e definida por meio das relacoes de poder que se manifestam especialmente pela hegemonia formativa da lingua portuguesa sobre a lingua estrangeira, promovendo a ocupacao de espacos que deveriam estar sendo preenchidos pela formacao especifica em lingua inglesa, em termos teoricos e pedagogicos.
Palavras-chave: curriculo; formacao de professores; modelos de formacao docente; proficiencia linguistica; Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Letras. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This work reports a qualitative research which investigates the formative conception implied to the Curriculum Policies for the Teaching of Languages in an English teacher education course of a Higher Education Institution. This study had as analysis objects the Curriculum Policies for the Teaching of Languages (Curso de Letras) and the curriculum of the course. The objects were considered through this analysis categories: a) the models of teacher training (D.AVILA, 2008; WALLACE, 2001; PIMENTA & LIMA, 2004; SCHON, 2000; COCHRAN-SMITH & LYTLE, 1999; MARTINEZ, 2007; HALU, 2010 and VIEIRA-ABRAHAO, 2010); b) the linguistic proficiency concepts (STERN, 1983; 1992; SCARAMUCCI, 2000; TEIXEIRA DA SILVA, 2000 and ALMEIDA FILHO, 2004). The research, which is situated in the field of the Applied Linguistics and teacher education studies, is an ethnography-based qualitative research, a case study, a bibliographic and a documentary research. After the analysis and data interpretation, it has been concluded that: a) in the oficial documents, English teacher professional formation is based on the Competency-based Approach, while the instrumental-racionalist model bases the institution curriculum; b) the definition of linguistic proficiency is not clear in the official documents which base the English teacher education, and the same occurs in the course curriculum; c) the means in which those elements become linked in the former English teacher education in the researched institution is defined by the power relations which are revealed specially by the hegemony of the Portuguese Language issues, promoting the occupancy of spaces which should be filled by the specific education in the English language, in theoretical and pedagogical terms.
Keywords: curriculum; teaching education; teaching education models; linguistic proficiency; curriculum policies for the English teacher education. | pt_BR |
dc.format.extent | 115f : il., color., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Professores de língua - Formação | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Linguistica aplicada | pt_BR |
dc.title | A formação do professor de língua inglesa : um estudo interpretativo das ementas na formação inicial | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |