O ensino da leitura do ritmo musical em adolescentes : da ação à operação
Resumo
Resumo: O objetivo desse estudo foi comparar duas formas de ensino da leitura rítmica em adolescentes de escola pública entre dezesseis e dezoito anos, sem ensino prévio de teoria musical. A hipótese desta dissertação aponta para a maior efetividade do ensino inspirado pela teoria de Jean Piaget, iniciando pela ação, passando pela representação mental irreversível e culminando na operação. O ensino no primeiro grupo iniciou-se pela teoria musical, ou seja, usando uma metodologia de ensino tradicional. No segundo grupo, as aulas foram inspiradas no método ativo em educação musical de Jaques-Dalcroze e iniciaram pela ação, ou seja, pela prática vivenciada, que respeita a sequência do desenvolvimento cognitivo dos participantes. Devido à entrada em vigor da lei 11. 769 em 2012, o conteúdo da música voltou a ser obrigatório nas aulas de educação artística no Ensino Fundamental e Médio da escola brasileira. Por isso, é relevante observar qual a melhor forma de ensinar o conteúdo da música, e em específico da leitura rítmica musical para adolescentes, considerando ser este fundamental para o domínio formal da música. Além disso, observa-se carência de pesquisas com referencial teórico piagetiano que versam sobre como ocorre a aprendizagem da música em adolescentes. A cognição musical (HALLAM, 2011; LEVITIN, 2011; SLOBODA, 2008) aponta para o viés metodológico tradicional, no qual o ensino da música pressupõe o desenvolvimento de habilidades cognitivas multimodais que devem ser treinadas por meio da repetição. Este estudo quantitativo e qualitativo usou a metodologia quase experimental para a coleta de dados, sem uso de grupo de controle. Foram realizadas intervenções pedagógicas e comparados dois grupos de alunos adolescentes totalizando 64 sujeitos. Foi realizado um pré-teste antes do experimento de ensino e em seguida foram ministradas três aulas em cada grupo, seguidas de dois pós-testes, sendo que o primeiro aconteceu logo na semana subsequente. O segundo pós-teste ocorreu 19 semanas depois para o grupo A, e 23 semanas depois do experimento para o grupo B. Os resultados referem-se à execução de leitura rítmica e à composição escrita. Em relação à execução rítmica, as notas do pós-teste 1 foram muito próximas nos dois grupos, a diferença foi inexpressiva, sendo que a média da nota da execução rítmica foi de 5,19 para o grupo A, e de 6,0 para o grupo B. Já a média final do grupo A foi de 7,27 e de 8,02 para o grupo B. Em relação às notas relativas à composição, não houve variação no pós-teste 1 e no pós-teste 2, nos dois grupos. No pós-teste 2, as notas da leitura rítmica diminuíram nos dois grupos. Porém, é no grupo A que a queda foi mais significativa, ou seja, a nota da execução foi para 2,04, e a nota final, que engloba composição escrita e execução, foi para 4,10. No grupo B as notas relativas à leitura rítmica diminuíram para 4,47 e a nota final para 6,45. Portanto, há indicativos de que a hipótese desta pesquisa de que o ensino do ritmo musical para iniciantes é facilitado quando é respeitada a sequência do desenvolvimento cognitivo, proposta por Jean Piaget, foi confirmada. O respeito à sequência do desenvolvimento cognitivo favorece as tomadas de consciência que tem na abstração reflexionante e no processo autorregulador de equilibração a possibilidade de desenvolvimento da compreensão a partir do significado. Abstract: The purpose of this study is to compare two forms of teaching rhythm reading in adolescents between sixteen and eighteen years old, without previous knowledge of music theory, to verify the hypothesis this dissertation indicates that is more effective teaching using Jean Piaget's Genetic theory, in which teaching most necessarily starts with action, going through the mental representation and culminating in operation. In this way, teaching in its first approach starts with music theory that means, using traditional methodology. And the second starts with the action, that is experienced practice, inspired in Jaques-Dalcroze's active method of music education which respects cognitive stages of participants. In 2012, because of the entry into force of the law 11.769, the content of music returned to be compulsory in art education classes in the Brazilian elementary school and in high school. Therefore, it is important to observe what the better way to teach the content of music is, specifically rhythm reading, because most of those students never get in contact with this filed of knowledge. Thus, there is a need of research with Piaget's approach to show how the learning process occurs in adolescents that supposedly are in the level of operations. Music cognition (HALLAM, 2011; LEVITIN, 2011; SLOBODA, 2008) shows that the traditional methodological bias in which music education foresees the development of multimodal cognitive skills that must be trained through repetition. This study used a quasi-experimental methodology for data collection, as a pedagogical intervention which was performed and compared two groups of students totaling 64 subjects divided into two, aged between sixteen and eighteen, without using the control group. A pre-test before the teaching experiment was conducted, then three classes were taught followed by two post-tests, the first of which happened right during the week following the lessons and the second occurred after 19 weeks for group A, and 23 weeks in group B, in fact to assess the robustness of each learning group. The results showed that the grades of the post-test 1 were very similar in both groups, the difference was negligible, and the average value of the rhythmic run was 5.19 for group A, and 6.0 for group B. Already, the average final group A was 7.27 for the final average and 8.02 for group B. In the post-test 2, the group grades decreased in both groups. However, in group A the drop was more significant; the grade of execution was 2.04 and 4.10 to the end. In group B the grades on the rhythmic reading decreased to 4.47, and 6.45. Therefore, the hypothesis of this research proposed by Jean Piaget in which teaching of musical rhythm for beginners is facilitated when its sequence of cognitive development is respected was confirmed. The observance of the sequence of development supports the process of making those in the reflexive abstraction and equilibration processes of self-regulation aware while granting them the possibility to develop and understand it through its meaning.
Collections
- Teses & Dissertações [10016]