dc.contributor.advisor | Santos, Antonio Cesar de Almeida, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.creator | Gassen, Lilian Hollanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-19T17:23:35Z | |
dc.date.available | 2024-12-19T17:23:35Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/36399 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Antonio Cesar de Almeida Santos | pt_BR |
dc.description | Anexo envolepe contendo 22 gravuras coloridas | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 29/08/2007 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Neste trabalho, discutimos algumas mudanças culturais no meio artístico curitibano relacionadas a duas maneiras diferentes de se entender a arte - como pintura e como objeto - entre as décadas de 1960 e 1990. A partir disso, procuramos saber quem eram os indivíduos relacionados a cada um desses entendimentos de arte e como isso interferia na produção artística, nas instituições da arte, na comercialização e no público das artes plásticas. Para isso, em nossa abordagem, tratamos a obra de arte como um objeto cultural que permite analisar o percurso da obra na sociedade, desde sua criação, passando por sua exposição, até sua comercialização, de modo a possibilitar também observarmos os agentes relacionados a cada um desses momentos do percurso da obra e suas transformações ao longo de quatro décadas em Curitiba. Palavras-chave: Meio artístico, mudanças culturais, concepções de arte. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In this work I have discussed the cultural changes in the artistic environment of Curitiba related to different conceptions of art - as paintings and as objects - between the decades of 1960 and 1990. From this point, I have researched to discover who were the people related to each different conceptions and how it would interfere on artistic production, the institutions of art, the commercialization and the public of art. For that, in my approach, I treated the artwork as cultural objects which have permitted me to analyze their trajectory in the society, from their creation, passing by their exhibition to their commercialization, in order to make it possible to observe the agents related to each one of these moments of the trajectory of artwork and the transformations of the artistic objects during four decades in Curitiba. Key-words: Artistic environment, cultural changes, conceptions of art. | pt_BR |
dc.format.extent | 177f : il., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Mudanças culturais no meio artístico de Curitiba entre as décadas de 1960 e 1990 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |