• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Vencimento, remuneração e carreira docente no Estado do Paraná (2005-2012)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARINA DE GODOY.pdf (4.312Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Godoy, Marina de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho analisou a carreira, o vencimento e a remuneração docente no Estado do Paraná de 2005 à 2012. Para isso fez-se necessário uma análise das políticas de valorização docente no âmbito nacional e estadual no período pós-Constituição de 1988 e também referenciar qual conceito de Estado nos referimos ao tratar de políticas educacionais. Buscando compreender estas políticas coube a distinção das formas de contratação de professores no Estado do Paraná, o professor aprovado em concurso público pertencente ao Quadro Próprio do Magistério e o professor temporário, contratado por meio do Processo Seletivo Simplificado. Com esta distinção foi analisado o vencimento e remuneração média destes profissionais, buscando compreender o impacto financeiro das despesas com pessoal do magistério nas finanças do Estado do Paraná. Foi realizado um cálculo da demanda de professores necessários para que não houvessem vínculos temporários no Estado do Paraná, buscando responder se os professores temporários (PSS) tem coberto uma demanda permanente de falta de professores e qual a economia do Estado do Paraná ao contratar temporariamente estes profissionais. Palavras-chave: Valorização docente, Financiamento da Educação, Políticas Educacionais.
     
    abstract: This study has analyzed the career, the teaching earnings and salaries in the State of Paraná from 2005 to 2012. To achieve that, it was necessary to analyze the politics of appreciation in the national and state level in the post-1988 Constitution and also reference which concept of State we refer to while dealing with educational politics. Trying to understand these policies fit the distinction of forms of hiring teachers in the State of Paraná, the teacher accepted in public contest belonging to the Quadro Próprio do Magistério (a tenure position in which the teacher is a public employee) and the temporary teacher, hired by the Processo Seletivo Simplificado (a Simplified Selection Process). With this distinction was analyzed earnings and average salary of these professionals seeking to understand the financial impact of staff costs of teaching on the finances of the State of Paraná. A calculation of the demand for teachers necessary for there were no temporary hiring in the State of Paraná was made, seeking to respond if the temporary teachers (PSS) has covered a permanent demand and shortage of teachers and what was the savings in the State of Paraná economy to temporarily hire these professionals. Keywords: Teacher Appreciation, Education Financing, Education Policts
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/36334
    Collections
    • Teses & Dissertações [10558]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV