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dc.contributor.authorMarchese, Elisapt_BR
dc.contributor.otherDaniel, Leziany Silveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-17T14:32:14Z
dc.date.available2018-08-17T14:32:14Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36186
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Leziany Silveira Danielpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa visa analisar questões sobre a cultura e a educação no pensamento de Faris Antônio Salomão Michaele (1911-1977), buscando compreender o projeto moderno de sociedade idealizado por este personagem, que se articulava com as discussões em voga no cenário nacional e regional. Faris Michaele nasceu no município de Mococa, interior do Estado de São Paulo, e nos primeiros anos da sua infância veio com a sua família residir na cidade interiorana do Estado do Paraná, Ponta Grossa. Iniciou sua formação no Colégio São Luiz (Ensino Primário), seguiu para o Ginásio Regente Feijó (Ensino Secundário) e formou-se em Direito na Faculdade de Direito do Paraná. O intelectual ficou conhecido pela criação e participação em inúmeras instituições culturais e educativas locais, regionais, nacionais e internacionais. Nesse sentido, o envolvimento intenso deste personagem com instituições e outros intelectuais em prol da cultura e da educação, bem como suas obras e escritos são alvos de investigação do presente trabalho de pesquisa já que se busca reconstruir e reinterpretar a produção e a ação do intelectual, articulando textos e contextos. A análise privilegia o período circunscrito entre os anos 1940 a 1977, pois representam o auge da produção e da ação do intelectual desde a sua primeira publicação até a sua morte quando ainda presidia o Centro Cultural Euclides da Cunha. O referencial teórico que rege e dá suporte às análises são os conceitos de campo, intelectual e trajetória de Pierre Bourdieu. No que concerne aos conceitos de moderno, modernização e modernidade, tomamos como principais referências, Marshall Berman, Marcus Vinicius Carvalho, Allan Touraine, Anthony Giddens; além das contribuições teóricas sobre a história intelectual de Helenice Rodrigues da Silva e Carlos Eduardo Vieira. A dissertação estará dividida em dois capítulos. No primeiro, a discussão está voltada para a análise da trajetória escolar e profissional do intelectual, bem como as ações do intelectual em ambientes educativos e culturais. No segundo, apresentam-se os escritos de Faris Michaele, os quais guiam a reflexão para a compreensão do seu pensamento acerca do projeto moderno. As fontes pesquisadas são as obras, artigos, correspondências, periódicos, documentos e manuscritos que fazem parte do Acervo Faris Michaele que encontram-se no Centro Documentação e Pesquisas em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Dessa forma, pretende-se com esta investigação indicar sinais da própria história cultural e educativa da cidade de Ponta Grossa visto que ao percorrer o pensamento e as ações do personagem, esbarramos na história de instituições que foram cruciais no processo de constituição da cidade ao longo do século XX.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research intends to analyse the issues about culture and education according to the concept of Faris Antônio Salomão Michaele (1911-1977) and it also searches for understanding the modern society project idealized by Michaele. He was connected with debates in vogue of the national and regional scenario. Faris Michaele was born in Mococa, a county located in the countryside of Sao Paulo state. During his early childhood, accompanied by the family, he moved to a town in the countryside of Paraná state called Ponta Grossa where he began going to school at Colégio São Luiz, accomplished high school at Ginásio Regente Feijó Paraná and graduated in law at Faculdade de Direito do Paraná. As a theorist, he was known by creating and attending several local, regional, national and international institutions of culture and education. In this sense, the profound relation among him, institutions and other theorists in favor of culture and education as well as his masterpiece and writings are issues to be investigated in this study due to the pursuit of rebuilding and reinterpreting his production and action relating both with texts and contexts. The analysis privileges the period from 1940 to 1977 because it has represented the apogee of his work since his first publication until the day of his death when he was still presiding at Centro Cultural Euclides da Cunha. The theoretical background of this research is guided and based on concepts which are related field, intellectual and trajectory developed by Pierre Bourdieu. Regarding the concepts of modern, modernization and modernity, we take as main references, Marshall Berman, Marcus Vinicius Carvalho, Allan Touraine, Anthony Giddens; addition to the theoretical contributions to the intellectual history of Helenice Rodrigues da Silva and Carlos Eduardo Vieira. The dissertation is divided into two chapters. At first, the discussion is focused on the analysis of the educational trajectory of the intellectual as well as the actions of the intellectual in educational and cultural environments. Then, we present the writings of Faris Michaele, which guide the reflection to understand their thinking about modern design. The main sources of investigation are books, articles, letters, scientific magazines, documents and manuscripts. All of them are included in Acervo Faris Michaele, a library located at Centro Documentação e Pesquisas em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Center of Data and Research about History at Universidade Estadual de Ponta Grossa). According to the shown ideas, this project has as its goal to seek for and indicate signs of the own cultural and educational history of Ponta Grossa recalling the fact that Michaele‘s thought and acts were experienced, it was able to be noticed while studying the history of intitutions which played a critical role during the process of the city constitution over the XX century.pt_BR
dc.format.extent108f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMichaele, Faris Antonio S. (Faris Antonio Salomao), 1911-1977pt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectEducaçao e culturapt_BR
dc.subjectIntelectuaispt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO intelectual Faris Michaele (1940-1977) e sua dimensão regional : questões da cultura e da educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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