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dc.contributor.advisorSluter, Claudia Robbi, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicaspt_BR
dc.creatorAndrade, Andréa Fariapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-07T18:09:14Z
dc.date.available2024-05-07T18:09:14Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36079
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Claudia Robbi Sluterpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. Defesa: Curitiba, 09/04/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A eficácia de um mapa pode ser vista como uma medida de quão bem a transferência de informação é facilitada pelo mapa, e uma forma de análise da eficácia do mapa é através do emprego de múltiplas tarefas. A capacidade dos usuários para concluir estas tarefas depende da qualidade do mapa e do seu projeto. Portanto é importante pesquisas de metodologias de elaboração e uso de mapas e da sua simbologia, considerando as necessidades dos usuários, teorias da comunicação, percepção e cognição visual, e que o cartógrafo conheça o nível de conhecimento, capacidades e habilidades desses usuários. Pretendeu-se com esta pesquisa entender como a percepção de representações cartográficas construídas com a simbologia pictórica, pode estimular a aquisição de conhecimento espacial pelos usuários de mapas turísticos quando os mesmos realizam tarefas de leitura de mapa no nível elementar, ou seja, que envolvem detecção, discriminação e reconhecimento de símbolos, além de comprovar como algumas leis da Gestalt, tais como a relação figura-fundo, a pregnância da forma, a lei do agrupamento perceptivo por proximidade e por semelhança e a lei da unificação visual influenciam o processo de leitura de mapas. Para tanto, foram utilizados dois mapas do Centro Histórico da cidade de Curitiba, sendo um deles representado com os símbolos preenchidos e o outro com os símbolos representados apenas pelo contorno da figura, sobre os quais foram realizadas tarefas de nível básico de leitura de mapas por dois grupos distintos de participantes, sendo a distinção entre os grupos dada pelo conhecimento, ou não, da área geográfica mapeada. Observou-se através dos resultados que os símbolos mais vistos, à primeira vista no mapa, foram os símbolos localizados na posição central do mesmo, os símbolos próximos a este, os pertencentes ao agrupamento principal do mapa, além do símbolo próximo a esse agrupamento. Além disso, os resultados indicaram que, além da localização, a pregnância da forma dos símbolos pictóricos preenchidos exerce influência. Quando os símbolos são representados apenas pelo contorno, em tarefas de discriminação, a lei do agrupamento perceptivo tem primazia sobre a pregnância da forma, assim como para as tarefas de detecção. Entretanto, não se pôde confirmar se a localização tem primazia sobre o agrupamento perceptivo e a lei da unificação visual. Para esta comprovação recomendam-se pesquisas futuras para a confirmação dessas afirmações.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The effectiveness of a map can be viewed as a measure of how well the transfer of the map information is facilitated, and a means of analyzing the effectiveness of the map is through the use of multiple tasks. The ability of users to complete these tasks depends on the quality of the map and your project. Therefore it is important to research methods of preparing and use of maps and their symbols, considering user needs, theories of communication, visual perception and cognition, and that the cartographer know the level of knowledge, skills and abilities of those users. The intention of this research was to understand how the perception of cartographic representations constructed with pictorial symbols, can stimulate the acquisition of spatial knowledge by users of tourist maps when they perform tasks of map reading at the elementary level, ie involving detection , discrimination and recognition of symbols, besides proving as some Gestalt laws, such as the figure-ground relationship, the pregnancy of the way, the law of perceptual grouping by proximity and similarity and visual unification of the law influence the reading process maps. For this, two maps of the Historic Center of the city of Curitiba, one being represented with filled symbols and the other with only the symbols represented by the contour of the figure were used, on which tasks basic level of reading maps were made by two distinct groups of participants, the distinction between the groups given by knowledge, or not, of the mapped geographic area. It was observed from the results that more symbols seen at first glance on the map, the symbols are located in the central position thereof, this next symbols belonging to the main assembly of the map beyond the symbol next to this group. Moreover, the results indicated that, apart from the location, the shape of prägnanz filled pictorial symbols influences, unlike when symbols are represented only by the outline. In this case, discrimination tasks, the law of perceptual grouping takes precedence over prägnanz fashion, as well as for detection tasks. However, it could not confirm the location takes precedence over the law and perceptual grouping of visual unification. For this proof are recommended for future research to confirm these claims.pt_BR
dc.format.extent216f. : il. algumas color., maps., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGeodésiapt_BR
dc.subjectLeitura de mapaspt_BR
dc.subjectMapas turísticospt_BR
dc.titleA gestalt na avaliação da simbologia pictórica com base em tarefas de leitura de mapaspt_BR
dc.typeTesept_BR


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