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dc.contributor.otherZattar, Izabel Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorOliveira, Michele Marcos dept_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T17:46:49Z
dc.date.available2023-11-21T17:46:49Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35910
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Izabel Cristina Zattarpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 24/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Técnologia e inovaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Produtos inovadores surgem diariamente em diversos segmentos de mercado e com a chegada da tecnologia em sala de aula, novos produtos educacionais são inseridos neste contexto com o objetivo de facilitar e melhorar o processo de ensino aprendizagem, um dos produtos que também está contido nesta revolução educacional digital é livro digital. Com crescimento em destaque, os livros digitais tem impulsionado a revisão dos modelos de produção e distribuição e, para os livros didáticos digitais, o cenário se replica. Exigências de consumidores adeptos à tecnologia, demanda por mobilidade de conteúdo através de dispositivos móveis e também governamentais através do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático promovem novos desafios ao mercado editorial, seja no domínio da tecnologia, na modificação de seus processos ou mesmo na capacitação de profissionais para atuarem com este novo produto: o livro didático digital. Para se permanecerem competitivas frente a este novo paradigma, as editoras têm revisado seus modelos em busca de soluções mais assertivas em desenvolvimento de produto digitais. A partir deste contexto, a presente pesquisa visa propor uma metodologia de desenvolvimento de livros digitais, e para tanto, apoia-se na premissa que os modelos de desenvolvimento de produto tradicional não possuem total aderência ao desenvolvimento de livro digital, uma vez que este não possui produção e estoques físicos, indicando oportunidade para uma metodologia inovadora. Na condução do trabalho foram realizadas as seguintes etapas de desenvolvimento: pesquisa documental de modelos de desenvolvimento de produto tradicionais, inovadores, de produtos digitais, educacionais e de software, e pesquisa de campo realizada através de entrevistas com especialistas em desenvolvimento e aplicação de tecnologias na educação em Portugal. A metodologia de desenvolvimento de livros digitais foi proposta considerando suas especificidades, trazendo diferenciais em relação aos modelos de desenvolvimento de produto tradicionais. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir para o mercado editorial a partir de sua aplicação apoiando o desenvolvimento de livros didáticos digitais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Innovative products are introduced daily in various market segments and with the arrival of technology in the classroom, new educational products are inserted in this context in order to facilitate and improve the teaching-learning process, one of the products is also contained in this educational revolution digital is the e-book. With growth in focus, e-books have driven the review of models of production and distribution and, for digital textbooks, the scenario replicates. Demands of customers of technology, demand for mobile content, through mobile devices and also governmental requirements through PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, promotes new challenges to the publishing market, whether in the field of technology, the modification of its processes or even in training professionals to work with this new product: the digital textbook. To remain competitive against this new paradigm, publishers have revised their models in seeking solutions more assertive for digital product development. From this context , this research aims to propose a methodology for the development of e-books, and for that, it is based on the premise that the development models of traditional product does not have full adherence to the development of e-books, since it does not own production and physical stocks, indicating opportunity for an innovative methodology. To conduct the study, the following development steps were performed: documentary research of different traditional product development, innovation, digital, educational and software products, and a field research through interviews with experts in the development and application of technologies in education in Portugal. The methodology for the development of digital textbooks has been proposed considering its specificities, bringing differences in comparison to traditional models of product development. It is expected that this work can contribute to the publishing market from its application supporting the development of digital textbooks.pt_BR
dc.format.extent160f. : il. algumas color., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEngenhariaspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectNovos produtospt_BR
dc.titleProposta de metodologia para desenvolvimento de produto inovador : livro didático digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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