dc.contributor.advisor | Louzada, Fernando Mazzilli | pt_BR |
dc.contributor.author | Beijamini, Felipe | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-20T18:55:21Z | |
dc.date.available | 2018-04-20T18:55:21Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/35902 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Fernando Mazzilli Louzada | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Defesa: Curitiba, 21/03/2014 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração : Fisiologia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Os avanços científicos do último século trouxeram grandes esclarecimentos acerca das funções do sono. Entre essas funções destaca-se a associação do sono com funções cognitivas como a atenção, o aprendizado, a memória e a resolução de problemas. No entanto, pouco se sabe sobre a maneira como o sono está associado ao desempenho cognitivo. Menos ainda sobre a relação entre a sesta e o desempenho cognitivo. Nesse contexto, trabalhamos com o objetivo de avaliar o efeito de uma sesta sobre o desempenho cognitivo de jovens universitários. Para isso três experimentos foram realizados: um que avaliou o efeito da sesta sobre a consolidação de memórias não-declarativas, outro sobre a consolidação de memórias declarativas e o último que avaliou o efeito da sesta sobre a resolução de problemas. O desenho experimental foi o mesmo nos três experimentos. Os sujeitos eram treinados e após o treino tinham a oportunidade (grupo Sesta) ou não (grupo Controle) de dormir durante 90 minutos. Os sujeitos que dormiram a sesta apresentaram melhor desempenho na tarefa de memória não-declarativa e além disso, aqueles que completaram um ciclo de sono apresentaram melhor desempenho na tarefa.Com relação à memoria declarativa, apenas sujeitos que alcançaram estágio REM de sono apresentaram algum benefício da sesta sobre a consolidação desse tipo de memória. Por fim, a sesta também aumenta a chance de resolver problemas, sendo, aparentemente, o sono de ondas lentas diretamente associado a esse efeito. Essas evidências, em conjunto com outras apresentadas na literatura posicionam o sono como agente protagonista nos processos de consolidação da memória. Em conclusão, esse trabalho de tese adiciona mais uma evidência em favor de um sistema ativo de consolidação de memórias durante o sono, sugerindo que o sono é uma estratégia eficiente no enfrentamento dos desafios do dia-a-dia. Palavras-chave: Sesta, cognição, sono, memória, sono e memória, consolidação da memória, resolução de problemas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Many discoveries have been made regarding sleep’s function in the last century. Associations between sleep and energy balance, immune system and cognition have been made. Sleep has been associated as important for different cognitive aspects such as attention, learning and memory, and problem solving. However there are still many gaps regarding the physiological process related to sleep’s function on cognition, especially on memory and problem-solving. Despite the habit of take a nap after lunch, the siesta, being common in many countries, little is known about the effect siesta cognition. Our aim is sought for the effect of a post-lunch nap on cognition. To do so, three experiments were performed, one evaluating the effect of a post-lunch nap on non-declarative memory, other evaluating the effect of a post-lunch nap on declarative memory and another one evaluating the effect of a post-lunch nap on problem-solving. The experimental design was the same for the three experiments. In short, subjects were trained and had the opportunity to sleep for 90 minutes (Siesta Group) while another set of subjects remained in quiet wakefulness for the same time (Control Group). Subjects from Siesta group showed better performance for non-declarative memory after sleep, especially if they had achieved deep sleep. The association of siesta and declarative memory was not clear, however. Only subjects who slept REM sleep showed significant effect of the siesta on one aspect of declarative memory evaluated. Regarding the problem-solving, subjects who took a nap were almost twice as likely to solve the problem as the ones who remained awake. Interesting to note that slow wave sleep seems to play important role in the problem-solving. These results add more pieces of evidences in favor of an active system of consolidation, and more, it attributes to sleep a function of optimize the cognitive function in order to overcome the everyday challenges.
Key-words: Sleep, siesta, nap, memory, memory-consolidation, problem-solving. | pt_BR |
dc.format.extent | 106f. : il. algumas color., tabs., grafs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Sono | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Memoria | pt_BR |
dc.subject | Citologia e biologia celular | pt_BR |
dc.subject | Biologia molecular | pt_BR |
dc.title | Sesta e desempenho cognitivo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |