Mostrar registro simples

dc.contributor.otherGândara, José Manoel Gonçalvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorTonon, Luciana Maria Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2024-04-04T19:23:11Z
dc.date.available2024-04-04T19:23:11Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35878
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Manoel Gonçalves Gândarapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 28/04/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Espaço, sociedade e ambientept_BR
dc.description.abstractA regionalização do turismo, proposta pelo Ministério do Turismo e implementada no Estado do Paraná, possibilitou a existência de dez regiões turísticas no Estado, entre elas a Região Rotas do Pinhão e a Região Litoral do Paraná. Estas duas regiões têm em comum o Produto Trem Curitiba/Litoral, um produto turístico que tem como principal atrativo o passeio de trem operado pela Serra Verde Express Trens e Receptivo. Para analisar como é estabelecida a relação entre o Produto Trem Curitiba/Litoral e seus envolvidos, Estado, regiões, municípios e empresas prestadoras de serviços, foi proposto o seguinte objetivo: analisar as redes territoriais do Produto Trem Curitiba/Litoral como instrumento de marketing turístico regional das regiões turísticas Rotas do Pinhão e Litoral do Paraná. Para responder aos problemas de pesquisa, foram entrevistados: o gestor do Produto Trem Curitiba/Litoral, gestores públicos dos órgãos oficiais de turismo do Paraná, gestores regionais, gestores públicos locais e fornecedores. Com base nos objetivos propostos na pesquisa, este estudo se caracteriza como exploratório com método de estudo de caso e validação das análises das entrevistas por emparelhamento. O principal resultado obtido foi a constatação de que o território do Produto Trem Curitiba/Litoral é sobreposto ao território das regiões turísticas pesquisadas - Rotas do Pinhão e Litoral do Paraná - e constituído em forma de rede pelos grupos envolvidos: Serra Verde Express, Gestores Públicos, Instâncias de Governanças regionais, Convention and Visitors Bureau e SEBRAE, Fornecedores-Agências e Fornecedores-Serviços.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The regionalization of the tourism, proposed by the Ministry of Tourism and implemented in Paraná State, made possible the existence of ten tourist regions in the state, including the Region of Rotas do Pinhão and Region of Litoral do Paraná. These two regions have in common the Product Train Curitiba/Litoral, a tourist product that has as main attraction the train ride operated by Serra Verde Express Trains and Receptive. To analyze the territorial networks of Product Train Curitiba/Litoral and its stakeholders, State, regions, municipalities and service providers, it was proposed the following objective: to analyze the territorial networks local of the Product Train Curitiba/Litoral as an instrument of regional tourism marketing of the tourist regions of, Region Rotas do Pinhão and Region Litoral do Paraná. To answer the research problem, it was interviewed the manager of the Product Train Curitiba/Litoral, managers of the official tourism department of Paraná, regional managers, local public managers and suppliers. Based on the proposed objectives in this research, this study is characterized as an exploratory case of study method with validation and analysis of interviews pairing. The main result was the finding of that the territory of the Product Train Curitiba/Litoral is superimposed on the territory of the tourist regions worked - Region Rota do Pinhão and Region Litoral do Paraná - and consists in a network by the groups involved: Serra Verde Express, Public Managers, Instances Governances Regional, Convention and Visitors Bureau and SEBRAE, Suppliers-Travel Agencies and Suppliers-Services.pt_BR
dc.format.extent275f. : il. algumas color., tabs., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectMarketing de serviços (Turismo)pt_BR
dc.subjectTurismo - Marketingpt_BR
dc.subjectTerritorialidade humanapt_BR
dc.titleA Territorialização e o marketing de um produto turístico regional : o passeio de trem Curitiba/litoralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples