Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBeghetto, Lorenapt_BR
dc.contributor.otherMagalhães, Marion Brepohl de, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-11T14:15:54Z
dc.date.available2020-05-11T14:15:54Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35852
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Marion Brephol de Magalhãespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 13/06/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta tese apresento uma análise sobre a relação existente entre o tempo e o espaço e a aventura, a partir de dois aspectos que se intercruzam. O primeiro reflete sobre a utilização da palavra aventura, com valor positivo, em uma interpretação do passado europeu, que associa determinados eventos, principalmente de domínio e exploração de outros povos e territórios, à aventura. A consequência dessa interpretação é valorizar o eurocentrismo e amenizar a violência do imperialismo. O segundo aspecto analisa algumas obras da literatura de aventura escrita por Emilio Salgari, autor que também constrói outras alternativas para esse gênero literário. Escolhemos estudar como o autor representou a dominação colonial europeia na Ásia e na América em três situações distintas. Na primeira, presente no livro "I Robinson Italiani", encontramos um discurso favorável à dominação de um território desocupado, transformado em uma colônia italiana. Na segunda situação, nos livros "Il Corsaro Nero" e "La Regina dei Caraibi" o autor criticou a violência da conquista espanhola através da personagem Yara, uma indígena que assistiu o massacre da sua tribo. A última situação refere-se a uma terra já conquistada pelo império britânico, no livro "Le tigri di Mompracem", no qual o personagem Sandokan lutava para reconquistar o seu território, tomado pelos ingleses. Analisamos os diferentes locais onde os personagens viveram a aventura e quais os perigos que encontravam ante a natureza selvagem. Para compreender a relação entre a aventura e a alteridade, analisamos os heróis, os antagonistas e os outros da aventura – personagens secundários que interagiram com o aventureiro ao longo da narrativa – a fim de perceber se o texto de Salgari relacionava-se com o discurso racista e eurocentrista do período.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this thesis we present an analysis on the relationship between time and space and adventure, from two aspects which intersect. The first reflects on the use of the word adventure in an interpretation of the European past, having a positive value and associating certain events, especially the domination and exploitation of other peoples and territories, to adventure. The consequence of this interpretation is to value Eurocentrism and mitigate the violence of imperialism. The second aspect analyzes some works of adventure literature written by Emilio Salgari, the author also builds other alternatives to this literary genre. We chose to study how the author represented the European colonial domination in Asia and America in three different situations. At first, this in the book "I Robinson Italiani", we found a favorable domination of an unoccupied territory, transformed into an Italian colony discourse. In the second situation, in the books "Il Corsaro Nero" and "La Regina dei Caraibi", the author criticized the violence of the Spanish conquest through the character Yara, an Indian who witnessed the massacre of his tribe. The third situation refers to a land already conquered by the British Empire in the book "Le tigri di Mompracem", in which the character Sandokan struggled to regain their territory, taken by the English. We analyze the different places where the characters lived the adventure and what dangers they faced before the wilderness. To understand the relationship between adventure and otherness, we analyze the heroes, antagonists and the other in adventure – secondary characters who interacted with the one who lives the adventure throughout the narrative – to understand if the work of Salgari was related to racist discourse and Eurocentric period.pt_BR
dc.format.extent330f : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleAventura e alteridade : o domínio de outros territórios na literatura de aventura de Emilio Salgari (1862-1911)pt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples