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    O cristianismo no Japão : do proselitismo jesuíta à construção ideológica da perseguição (1549-1640)

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    R - D - YURI SOCRATES SALEH HICHMEH.pdf (1.729Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Hichmeh, Yuri Sócrates Saleh, 1987-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O ano de 1549 marcou o início do chamado "Século Cristão do Japão", termo cunhado pelo historiador Charles Boxer e que descreve o período durante o qual a Companhia de Jesus penetrou no arquipélago japonês, com vistas a evangelizar a população e aumentar as fronteiras da cristandade. Apesar dos avanços dos inacianos no processo de conversão, o "Século Cristão" foi traumaticamente encerrado, contando com a proibição do cristianismo em solo japonês - por determinação do Sh?gun da época - e com o total rompimento dos laços comerciais luso-nipônicos. Assim, a presente pesquisa pretende analisar as bases ideológicas legitimadoras da perseguição japonesa ao cristianismo, avaliando a forma como o Bakufu Tokugawa construiu uma ideia de "incompatibilidade" entre a religião europeia e o Japão a fim de difamar e marginalizar a Companhia de Jesus, seus representantes e seguidores, em um processo de fortalecimento da identidade japonesa. Para tanto, serão cotejados documentos ocidentais, como cartas de jesuítas e relatos de viajantes, em paralelo às fontes principais selecionadas, de origem nipônica: as obras Myotei Mondo e Ha Daiusu, do estudioso japonês Fabian Fukan (1565-1621), capazes de fornecer denso conteúdo quanto às bases ideológicas do cristianismo no Japão e, principalmente, da perseguição a esta religião.
     
    Abstract: The year 1549 marked the beginning of the so called "The Christian Century of Japan", a term minted by the historian Charles Boxer and used to describe the period when the Society of Jesus penetrated into the Japanese archipelago, seeking to evangelize its people while expanding Christianity's borders. Despite the missionaries' advances, the "Christian Century" ended up abruptly, with the prohibition of the Christian religion on Japanese soil - through the Sh?gun's resolution - and the complete rupture of the Portuguese-Japanese relations. This way, this research aims to analyze the ideological bases used to legitimate the Christian persecution, evaluating the means taken by the Tokugawa Bakufu to create the idea of "incompatibility" between the European religion and Japan. Seeking this objective, this research is based upon western documents, such as jesuits' letters and travellers' reports, and mainly on Japanese documents, namely Fabian Fukan's (1565-1621) Myotei Mondo and Ha Daiusu, which can provide a dense content towards the reasons that motivated the Japanese reaction towards the Christian faith and its followers.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/35685
    Collections
    • Teses & Dissertações [10543]

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