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dc.contributor.authorConsoni, Silviapt_BR
dc.contributor.otherColauto, Romualdo Douglaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.date.accessioned2014-07-24T15:31:43Z
dc.date.available2014-07-24T15:31:43Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/35650
dc.description.abstractResumo: Este estudo analisa a relação teórico-empírica entre divulgação voluntária e gerenciamento de resultados. O objetivo consiste em medir a divulgação voluntária de informações econômicas e financeiras para identificar a sua associação com o gerenciamento de resultados contábeis no contexto da convergência às normas internacionais de contabilidade no Brasil. Os argumentos delineados na literatura sobre o tema partem do pressuposto que à medida que a assimetria de informação aumenta os gestores podem usar a discricionariedade para gerenciar os resultados divulgados. Por outro lado, considera-se que a divulgação voluntária reduz a assimetria de informação e aumenta a transparência. Como resultado, uma política de divulgação mais consistente pode contribuir para inibir o gerenciamento de resultados. Para a consecução da pesquisa, foi obtida uma amostra aleatória de 66 companhias brasileiras de capital aberto. O período de análise compreende 8 anos, de 2005 a 2012. Como proxy para gerenciamento de resultados utilizou-se accruals discricionários estimados por meio do modelo Jones Modificado. Para medir a divulgação voluntária, foi elaborada uma métrica composta por 27 requisitos de informação dispostos em quatro categorias: Visão de mercado (4), Estratégia corporativa (6), Desempenho econômico-financeiro (11) e Aspectos operacionais (6). A relação entre a medida de divulgação voluntária e a medida de gerenciamento de resultados foi operacionalizada por meio de um modelo de equações simultâneas. A estimação pelo método de Mínimos Quadrados em Dois Estágios indicou que a divulgação voluntária e o gerenciamento de resultados não se apresentam simultaneamente determinados. Por isso, a análise foi conduzida com a utilização de Dados em Painel, especificamente pelo método de Efeitos Aleatórios. O principal resultado do estudo indica que a divulgação voluntária e o gerenciamento de resultados não se apresentam simultaneamente determinados e nem estão associados. Esperava-se, a priori, uma relação negativa e significativa entre estas práticas empresariais, de forma que a divulgação voluntária atua-se como um fator inibidor do gerenciamento de resultados. Embora os resultados obtidos contrariem certos pressupostos teóricos, existem explicações alternativas para esta constatação. Primeiro, as evidências empíricas desta pesquisa, bem como daquelas que a antecedem devem ser interpretadas com cautela, pois há ausência de medidas consensuais para divulgação voluntária e gerenciamento de resultados. Soma-se a isto, a ausência de tratamento metodológico adequado às fontes de endogenia. Segundo, é provável que a influência da divulgação voluntária sobre o gerenciamento de resultados dependa do complexo mix de características das empresas e fatores do ambiente institucional. No Brasil, muitas empresas podem não ter o interesse de divulgar informações de forma voluntária porque a maioria dos seus acionistas usufrui dos benefícios privados do controle advindos do acesso preferencial a informação. Isto reduz a importância da demanda potencial de mercado por informação, estratifica a assimetria de informação e não inviabiliza o gerenciamento de resultados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titleDivulgação voluntária e sua relação com gerenciamento de resultados contábeispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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