dc.contributor.advisor | Sánchez García, Laura, 1957- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
dc.creator | Trindade, Daniela de Freitas Guilhermino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T14:11:55Z | |
dc.date.available | 2024-11-04T14:11:55Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/35261 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Laura Sánchez Garcia | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 02/12/2013 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O surdo não consegue estabelecer as relações sociais utilizando uma linguagem falada/oral, pois, a sua identidade cultural e a sua forma de expressão se traduzem de maneira principalmente visual. Os surdos querem ser respeitados como comunidade cultural bilíngue, para terem a sua identidade legitimada. Assim, é importante fornecer ferramentas computacionais que considerem as necessidades e peculiaridades destas comunidades a fim de minimizar as barreiras de comunicação e promover a inclusão social e o acesso ao conhecimento. O presente trabalho estuda o processo de criação do conhecimento em uma Comunidade de Prática (CoP) em torno do domínio da Libras (Língua Brasileira de Sinais) formada por surdos e não-surdos. As observações permitiram determinar alguns aspectos, que foram compilados e apresentados como um framework conceitual para apoiar o design de ambientes colaborativos virtuais de cultivo à CoP inclusivos aos surdos. A inclusão, neste contexto, implica, principalmente, em garantir a possibilidade de mediação de um intérprete para a comunicação. As interações por meio de atividades colaborativas mediadas pelo computador têm significativa importância para a formação humana e social e podem contribuir para a construção do conhecimento e da identidade do surdo. No presente trabalho, foram analisados alguns ambientes virtuais colaborativos projetados e desenvolvidos especialmente para os surdos. Como estes ambientes ainda apresentam algumas limitações, buscou-se identificar as especificidades necessárias à garantia de acessibilidade para os surdos em ambientes mistos. Isto posto, foi criada e cultivada uma CoP por meio de reuniões colaborativas, de forma a fornecer um ambiente de interação que permitisse aos seus participantes colaborarem em prol de um objetivo comum. A partir da investigação e de alguns modelos de colaboração e aprendizagem foi proposto um framework conceitual, denominado InCoP, buscando dar mais um passo em direção à criação de ambientes computacionais acessíveis e inclusivos de apoio à construção social do conhecimento. Com o intuito de verificar a sua aplicabilidade, o InCoP apoiou o desenvolvimento de uma ferramenta para Videoconferência que considera os aspectos mais significativos e críticos para promover a interação entre surdos e não-surdos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The deaf wouldn't establish social relations using a spoken/oral language, since their cultural identity and ways of expressing themselves are translated mainly visually. The deaf wants to be respected as a bilingual cultural community in order to have their identity legitimized. Thus, it is important to provide them with computational tools that take into consideration the needs and special characteristics of these communities to minimize communication barriers and promote social inclusion and access to communication. The present work studies the process of knowledge creation in a Community of Practice (CoP) for deaf and non-deaf people on Libras competence (Brazilian Sign Language). Observations allowed us to determine some aspects which were compiled and presented as a conceptual framework to inform design of virtual collaborative environments to be used to cultivate CoPs for deaf inclusion. The inclusion, in this context, implies, mainly, in guaranteeing the possibility of having the mediation of an interpreter for the communication. Interaction through computermediated collaborative activities has an important significance to human and social development and can contribute to the construction of knowledge and deaf identity. In this work some virtual collaborative environments designed and developed specially for the deaf were analyzed. As these environments still present some limitations, were identified the necessary specificities to guarantee accessibility to the deaf in mixed environments (deaf and non deaf). Therefore, a CoP was created and cultivated through collaborative meetings in order to provide an interactive environment to allow participants to collaborate to a common goal. Based on an investigation and some collaborative and learning models, a conceptual framework was proposed, called InCoP, which was a step towards the creation of accessible and inclusive computing environments to support of the social construction of knowledge. To verify its applicability, the InCoP supported the development of a videoconference tool which takes into account the most significant and critical aspects to promote the interaction between deaf and non-deaf people. | pt_BR |
dc.format.extent | 168f. : il.algumas color., grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Ciência da computação | pt_BR |
dc.subject | Educação cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência - Estudo dirigido | pt_BR |
dc.title | InCoP : um framework conceitual para o design de ambientes colaborativos inclusivos para surdos e não surdos de cultivo a comunidades de prática | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |