Fragmentos de história : passados possíveis no discurso da arqueologia histórica
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Data
2014Autor
Morales, Martha Helena Loeblein Becker
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Resumo: Este trabalho visa compreender a relação entre história e arqueologia no âmbito da disciplina denominada arqueologia histórica, procurando problematizar o desenvolvimento das reflexões teóricas que a marcaram bem como analisar a produção de conhecimento que se deu sob esta denominação. Para tanto, o estudo é delimitado pelo caso do Museu Paranaense, na segunda metade do século XX, e a coleção de louça branca presente no acervo do seu setor de arqueologia desde 1957. São três os meios de interpelação do objeto de estudo - um primeiro questionamento acerca da publicação de textos que denotam conceitos e pressupostos adotados pela instituição acerca do entendimento do passado; um segundo, específico sobre a cultura material, que objetiva mapear, diagnosticar e refletir sobre a louça dita arqueológica; e, finalmente, um terceiro que oferece uma leitura interpretativa do circuito expositivo de longa duração do museu, visando perceber como se dá a relação disciplinar em termos de visibilidade pública e de que maneira a arqueologia histórica pode vir a contribuir para uma maior dinamização dos temas e saberes expostos. O objetivo do principal é promover uma análise epistemológica da arqueologia dita histórica, assim como apresentar as possibilidades que a cultura material do passado recente tem a oferecer ao profissional que transita por fronteiras disciplinares fluidas. Abstract: The aim of this thesis is to discuss the relationship between history and archaeology regarding the discipline known as historical archaeology. I shall investigate the development of some theoretical frames which have defined historical archaeology considering the case of the Museu Paranaense (Curitiba/Paraná/Brazil) and its collection of white paste pottery that belongs to the Department of Archaeology since 1957. There are three main aspects I shall discuss: 1) the texts that represent concepts and assumptions regarding the past as they are perceived by the museum; 2) the material culture, which focus in mapping, diagnose and consider the so-called archaeological pottery; and, 3) an interpretive reading of the long-term exhibit tour of the museum. The main issue is to investigate the disciplinary relations among the museum departments and how can the historical archaeology contribute to a deeper analysis of the themes and knowledge exposed. I intend to promote an epistemological analysis of historical archaeology, as well as to present the possibilities that the material culture of the recent past has to offer to the practitioner who whishes less normative disciplinary bounders.
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