Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHamermüller, Douglas Ortizpt_BR
dc.contributor.otherMichelotto, Regina Maria, 1941-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-23T14:11:08Z
dc.date.available2020-09-23T14:11:08Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35251
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Regina Maria Michelottopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/11/2011pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa pretendeu realizar a descrição e compreensão de fatores que possibilitam ou limitam o exercício da autonomia dos estudantes do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. Para tanto, foi necessário realizar um estudo teórico, baseado em análises bibliográfica e documental, que evidenciasse o contexto histórico e político que proporcionou a expansão da universidade em questão, para o litoral do estado do Paraná. Essa instituição, uma das primeiras fundadas no Brasil, se insere nessa região do estado com o forte propósito de atuar educacionalmente para auxiliar no desenvolvimento da região. A viabilização desse projeto ocorreu devido a uma conjuntura que alinhou a política institucional que pretendia investir na inovação da educação superior, baseada na autonomia, com o momento nacional que foi de expansão do ensino superior público a partir do Governo Lula. Foi feita coleta de dados ao observar a realidade da instituição, suas políticas e organização. A análise do perfil dos estudantes, dos dados da terceira Mostra de Projetos da UFPR Litoral e das observações levaram à necessidade de investigar diretamente os estudantes, por meio de Grupo Focal. Foi possível compreender que o Projeto Político-pedagógico da UFPR Litoral está baseado em propostas curriculares e organizacionais inovadoras na educação superior brasileira, as quais pretendem estimular o exercício da autonomia discente por meio dos Projetos de Aprendizagem. Porém, mesmo sendo possível o exercício da autonomia dos estudantes, sua ocorrência é heterogênea. Essas controvérsias ocorrem devido aos diferentes entendimentos com relação ao conceito de autonomia que circulam pela comunidade acadêmica. Assim, a superação dos limites para o exercício da autonomia dos estudantes, nesse projeto, passa pela ampliação do diálogo em entendimento desse conceito.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research intended to describe and comprehend the elements that enable or limit the exercise of autonomy of the students in the Seacost Campus (Litoral) of UFPR (Universidade Federal do Paraná). For that effect, it was necessary to carry out a theoretical study based on documentary and bibliographical analysis that could bring forth the historical and political context that made the expansion of this university possible. This institution( one of the first of its kind founded in Brazil) is accommodated in this region of the state with the strong purpose of implementing an innovative educational model, contributing to its development. The implementation of this project was possible due to the juncture that aligned the institutional politics (which intended to invest in the innovation of high education, based on autonomy), with the national scenario, which consisted in the expansion of public high education that took place in Lula's administration. Data was collected as part of the effort to comprehend more deeply the reality of this institution, its politics and organization. Analysis of student's profiles, data from the "Third Exhibition of Projects of UFPR-Litoral" (Terceira Mostra de Projetos) along with observation, led to the necessity of directly investigating the students through focus group methodology. It was possible to comprehend that the Political-Pedagogical Project of UFPR-Litoral is based on innovative curricular and organizational proposals for brazilian high education, with the intention to stimulate the exercise of student's autonomy through "Learning Projects" (Projetos de Aprendizagem). However, even though it's possible for students to exercize their autonomy, the realization of such task is heterogenous. These controversies occur due to the different understandings in relation to the concept of autonomy that circulate through the academic community. As such, the overcoming of limits to the exercise of student's autonomy, in this Project, depends on broadening the dialogues in the understanding of this concept.pt_BR
dc.format.extent149 f. : il., graf., tab., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectAutonomia universitáriapt_BR
dc.subjectEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePossibilidades e limites do exercício da autonomia dos estudantes na UFPR litoral : os projetos de aprendizagem em focopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples