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dc.contributor.otherRazzolini Filho, Edelvino, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorBotelho, Fernando Rigopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-08T17:10:22Z
dc.date.available2024-11-08T17:10:22Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35219
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Edelvino Razzolini Filhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 06/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de Concentração : Gestão da informatização e do conhecimentopt_BR
dc.description.abstractResumo: A informação cada vez mais vem se tornando um recurso essencial para a sobrevivência das empresas. Desta forma, ter ferramentas que auxiliem na obtenção e manipulação das informações passa a ser de igual modo importante. Nesta dissertação e abordado o uso de Business Inteligência em uma amostra de empresas de vestuário e calcados do Estado do Paraná. E proposto um diagnostico dessas ferramentas por meio da analise de relações entre processo decisório, comportamentos e valores informacionais, uso de sistemas de apoio a decisão e uso de Business Inteligência. Na revisão de literatura são descritos os conceitos de Processo Decisório (PD), Orientação Informacional (OI) com ênfase na capacidade de Comportamentos e Valores Informacionais (CVI), Sistemas de Informação (SI) com ênfase nos Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) e Business Inteligência (BI). A amostra estudada e não probabilística, com seleção intencional e tamanho de 60 elementos. A abordagem e qualitativa, com objetivo descritivo. O método utilizado foi o levantamento de campo ou survey, com dados primários, coletados por meio de um questionário eletrônico composto por perguntas fechadas e alternativas nominais e ordinais, para a caracterização da amostra, e escalares ou intervalares, para identificação das características sobre PD, CVI, SAD e BI. Como principais resultados e identificado o uso praticamente nulo de BI e SAD na amostra, as decisões são na maioria das vezes baseadas em informações, as empresas incentivam pouco o uso de fontes formais de informações, a ferramenta para visualização das informações mais utilizada e a planilha, a principal técnica de BI utilizada e a estatística descritiva e boa parte das empresas incentivam o compartilhamento e uso de informações. O tipo de decisão mais indicado foi a programada, mesmo a amostra sendo composta em 80% de gerentes e proprietários. As empresas tendem a compartilhar e incentivar o uso de informações, porem são preferidas fontes informais que formais. O uso de SAD e BI e praticamente nulo, mesmo as empresas tendo indicado perfis informacionais e uso de componentes desses tipos de ferramentas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The information is increasingly becoming an essential resource for corporate survival. Thus, having tools that help in obtaining and handling information becomes equally important. This thesis addresses the use of business intelligence in a sample of apparel and footwear companies in the State of Parana. A diagnosis of these tools by analyzing the relationship between decision making, behavior and informational values, use of decision support and Business Intelligence systems is proposed. In the literature review describes the concepts of Decision Process (PD), Informational Orientation (OI) with emphasis on the ability of Informational Behaviors and Values (CVI) , Information Systems (IS) with emphasis on Decision Support Systems (DSS) and Business Intelligence (BI). The sample is non-probabilistic, with intentional selection and size of 60 elements. The approach is qualitative with descriptive purpose. The method used was a survey, using primary data collected through an electronic questionnaire with closed questions and nominal and ordinal alternatives for sample characterization, and scalar or interval, to identify the characteristics of PD, CVI, DSS and BI. As the main results practically null use of BI and SAD in the sample is identified, decisions are most often based on information, the companies encourage little the use of formal sources of information, the most used tool for visualization of information is the spreadsheet, the main BI technique used is the descriptive statistics and most companies encourage the sharing and use of information. The most appropriate type of decision was programmed, even the sample is composed by 80% of managers and owners. Companies tend to share and encourage the use of information, but are preferred informal sources than formal. The Use of BI and SAD is virtually nil, even companies has indicated profiles informational and using of informational components these types of tools.pt_BR
dc.format.extent120f. : il., grafs., tabs., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.titleUma Amostra diagnóstica do uso de business intelligence nas empresas de vestuário e calçados do Estado do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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