Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMelo, Camila Olivia dept_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Regiane Regina, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-19T15:19:31Z
dc.date.available2020-02-19T15:19:31Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35131
dc.descriptionOrientadora: Profª Regiane Ribeiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 19/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração :Comunicaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Pensar a comunicação como processual a fim de observar mais que os artefatos e focar na subjetividade de sua produção, de seus sentidos e de suas experiências, por certo, é um dos desafios contemporâneos lançados ao campo da Comunicação. Para isso foi necessário então queerizar a comunicação com os Estudos Queer, o que possibilitou chacoalhar o clássico binarismo emissão-recepção e pluralizar os objetos da comunicação. Este trabalho discute os processos comunicativos-educativos ao redor da produção de performances artísticas na Casa de arte-cultura Selvática, na cidade de Curitiba-PR. Há neste trabalho enfoque nas resistências desses processos, já que a performance arte apresenta-se como atitude política. E essa resistência, como foi observado na pesquisa, é exatamente à inteligibilidade cultural hegemônica, que tem sido mantida como heterossexual. Por isso, debruçamos força investigativa também no conceito de heteronormatividade. Assim, discuto a performance como uma estratégia para comunicar mensagens próprias, sendo ela mesma uma ferramenta política comunicativa-educativa. Trago o debate sobre a experiência educativa, já que a ação comunicativa da performance se mostra como local de educação pela experiência. Aqui percebemos que é no corpo - gordo, suado, de seios e barba - que os saberes são compartilhados, sendo essa corporalidade uma das ferramentas a quebrar os muros da reprodução de normas e preconceitos. Há através das performances uma vontade em comunicar e expurgar de qualquer maneira - seja de forma sutil, direta ou radical - a revolta e indignação à heteronorma. Foi com a narrativa de três artistas performers que tive contato com estórias de violência, coragem e resistência. Violência por consequência da constante violação de nossa multiplicidade corporal, coragem por desobedecerem cotidianamente os quadros regulatórios de gênero, e resistência porque é ela uma das motivações da existência dessas pessoas. Uma comunicação que é subjetiva, sendo narrada para além dos meios tradicionais, por seus próprios corpos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Thinking of communication as a procedural order to observe more than artifacts and focus on subjectivity of their production, their senses and their experiences, of course, is one of the contemporary challenges posed to the field of communication. This required then queerizar communication with Queer Studies, which enabled rocking the classic binary emission-reception pluralize objects of communication. This paper discusses the communicative and educational around the production of artistic performances in a culture house called Selvatica in the city of Curitiba - PR. There is in this work focus on the strengths of these processes as performance art presents itself with political attitude. And this resistance, as observed in the research, is exactly the hegemonic cultural intelligibility, which has been maintained as heterosexual. So we lean investigative force also for the concept of heteronormativity. Thus , I discuss the performance as a strategy for communicating messages themselves, is itself a communicative-educational policy tool. Bring the debate on educational experience, as the performance of communicative action is shown as a place of experience education. Here we see that it is in the body - fat, sweaty breasts and beard - that knowledge is shared, with this embodiment of the tools to break down the walls of the playing rules and prejudices. There are performances through a willingness to communicate and purge anyway - is subtle, direct or radical - the revolt and indignation to heteronorm. It was with the narrative three performers artists who had contact with stories of violence, courage and endurance. Violence as a consequence of the constant violation of our body diversity, daily courage for disobeying regulatory frameworks gender, and resistance because it is one of the motivations for the existence of these people. A communication that is subjective, being narrated beyond traditional media, by their own bodies.pt_BR
dc.format.extent127f. : il. algumas color., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Comunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação e educaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho (Arte)pt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleDo palco ao asfalto, dos meios aos corpos : observando os tentáculos da performance-polvo como estratégias comunicativa-educativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples