Metapoesia e memória nos três primeiros livros de Manoel de Barros
Resumo
Resumo: Neste trabalho analiso os três primeiros livros de Manoel de Barros. Procuro refletir sobre as especificidades de cada um deles partindo dos elementos recorrentes nestes três trabalhos e na obra poética do artista pantaneiro. Dentre os caracteres que se destacam na escrita de Manoel de Barros, privilegio na análise aqueles ligados à escrita autobiográfica, confessional, memorialista; a questão nuclear da vivência e da experiência - considerada sob a perspectiva do acúmulo de conhecimento de base individual e coletiva - e a escrita metaliterária que perpassa toda a sua obra e a singulariza no seu sentido de busca por um percurso literário. Imbricadas a esta última característica (a metaliterária) delineiam-se outras nuances de sua obra: o teor autocrítico e afirmativo de sua escrita, evidente pelas aproximações e distanciamentos de escritores, obras e movimentos literários. Considero, como elemento subjacente à análise, a importância invulgar da obra deste poeta para o entendimento da cultura artística pós-Movimento Modernista no Brasil. Esta convicção deve-se tanto pela longevidade da obra quanto pela sua natureza autorreflexiva. Pretendo destacar a série de tensões culturais, artísticas e críticas que a obra evidencia pelo fato de inscrever-se como produto que, embora autônomo, constitui-se a partir de um legado. Encaro a obra de Manoel de Barros como privilegiada para a percepção da sempre clássica e contemporânea relação dialética entre tradição e modernidade. Abstract: In this work I analyze the first three books of Manoel de Barros. I try to consider on the specific characteristics of each one of them about the recurrent elements in these three works and in the poetic work of the pantaneiro artist. Among the characters that stand out in the writing of Manoel de Barros, I privilege the analysis of those linked to the autobiographical, confessional and memorialistic writing; the nuclear subject of the existence and of the experience - considered under the perspective of the accumulation of knowledge of individual and collective base - and the metaliterary writing that is present in his whole work and that makes it single in the search of literary paths. Related to this last characteristic (metaliterature), other nuances of his writing are delineated: the self-critical and affirmative tone of his writing, which become evident by the similarities and differences of his writing in relation to other writers, works and literary movements. I consider, as underlying element to the analysis, the importance of this poet's work for the understanding of the artistic culture after the Modernist movement in Brazil. This conviction is due to the longevity of the work as for its own self-reflexive nature. I intend to highlight also, the series of cultural, artistic and critical tensions that the work evidences for the fact of the product, although autonomous, is constituted as part of a legacy. I consider the work of Manoel de Barros as privileged for the perception of the classic and contemporary dialetic relationship among tradition/modernity.
Collections
- Teses & Dissertações [10146]