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dc.contributor.advisorFigueiredo, Vinicius de, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorNascentes, Zama Caixetapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-11T21:28:59Z
dc.date.available2020-05-11T21:28:59Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34740
dc.descriptionOrientador: Vinícius de Figueiredopt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Filosofia. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: História da filosofia moderna e contemporâneapt_BR
dc.description.abstractResumo: a dissertação aborda as relações entre moral e História na filosofia prática de Kant. O fio a partir do qual serão tecidas é o conceito de sumo bem, pelo qual, na Dialética da Crítica da razão prática, felicidade e moralidade se reúnem. A ética kantiana tem no dever e no imperativo categórico alguns dos seus conceitos mais conhecidos. Eles expressam as bases puramente racionais em que se assenta a referida ética e funcionam como critérios para os juízos morais, ou seja, permitem avaliar como portadora de valor moral uma ação humana. Para tanto, essa ação não deve ser realizada como um meio para se chegar a um outro fim, devendo antes ser um fim em si mesma. Ora, uma das finalidades perseguidas pelos humanos com as suas ações é a obtenção da felicidade, o que a princípio sugere uma cisão entre moralidade e felicidade, já que a ação, para ser moral, não pode visar nenhum fim. Entretanto, não é o que se encontra na ética de Kant. A tarefa de fundar na pura razão a sua ética leva-o, na Fundamentação e na Analítica da Crítica da razão prática, a pôr de um lado a doutrina da felicidade e de um outro a doutrina da moralidade. No entanto, o reconhecimento do caráter legítimo da busca da felicidade implica coadunar conduta moral e obtenção da felicidade. Esse o problema que emerge na Dialética da segunda crítica mediante o conceito de sumo bem e que reabilita as idéias especulativas de imortalidade da alma e existência de Deus – expulsas, na Crítica da razão pura, do campo do conhecimento teórico. Retornam agora, sob a forma de postulados da razão prática. Se dever e imperativo categórico são noções centrais à moral kantiana, igual importância há naqueles postulados, posto serem condições de realização da própria moralidade; não se pode, portanto, divorciar a Analítica da Dialética. Por esses postulados da razão prática é que relacionaremos moral e História em Kant, argumentando que a realização da moralidade e a efetivação do propósito da natureza contêm problemas parecidos e que, de igual maneira, o encaminhamento da resolução dos mesmos se parece. Entendida como o gradativo desenvolvimento das disposições naturais inscritas na espécie humana, a História passa a ser o cenário em que o aperfeiçoamento das disposições naturais (uma delas a razão) implicará também um refinamento da conduta moral e o incremento do bem-estar físico do homem. Sendo assim, no progresso da História (ancorado numa natureza tomada teleologicamente, visto que estabelece fins para a espécie humana e dispõe de meios para a realização dos mesmos) moralidade e felicidade encontram a via para se harmonizarem e, com isso, a realiza-se o sumo bem.pt_BR
dc.format.extentvi, 146f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804pt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectBem e malpt_BR
dc.subjectFelicidade - Filosofiapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectDissertações - Filosofiapt_BR
dc.titleO sumo bem na filosofia prática de Kantpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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