dc.contributor.advisor | Guimarães, Orliney Maciel, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.author | Comegno, Leonora Maria Antunes | pt_BR |
dc.contributor.other | Kuwabara, Izaura Hiroko, 1948- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-30T18:50:54Z | |
dc.date.available | 2022-08-30T18:50:54Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/34644 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Orliney Maciel Guimarães | pt_BR |
dc.description | Co-orientadora: Profª Drª Izaura Kuwabara | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esse trabalho tem como objetivo entender em que medida o enfoque CTS pode contribuir para a apropriação dos conteúdos escolares de química, a partir das categorias interdisciplinaridade e contextualização.Procura-se analisar como se estrutura o enfoque CTS e o ensino de química no Brasil, a partir do histórico de cada um, para elucidar como esse movimento pode contribuir para reestruturação dos conteúdos escolares de química para o ensino médio voltado tanto para a formação do cidadão como preparação para o trabalho numa sociedade impactada pela tecnologia e pela nova organização social do trabalho. A pesquisa documental referente ao Parecer nº 15/98, à Resolução nº 3/98 e aos PCNEMs visa desvelar tais categorias no sentido de promover nos educandos atitudes crítico-reflexivas nos termos da relação dos conteúdos escolares de química com o contexto científico, tecnológico e social. Concluiu-se que o movimento CTS pode ser uma alternativa que possibilita a superação da maneira como os conteúdos escolares de química são ensinados, mediante a ampliação das categorias acima citadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This dissertation's main goal is to understand such way the focus STS (Science, Technology and Society) subsidize appropriation the chemistry knowledge of secondary education by interdisciplinarity and contextualization categories. It seeks to analyze the structures of the focus STS and the chemistry teaching in Brasil, by their histories, to explain how this movement can contribute by chemistry curriculum of secondary education reestruturation in order to form the citizen as preparation for the work in the technological society and by the new work social organization. The documental researches by Parecer nº 15/98, Resolução nº 3/98 and National Curriculum Parameters for Secondary Education (PCNEMs) take aim unveil these categories to promote pupils critical- reflexives attitudes in terms of relation of chemistry knowledge of Secondary Education with the scientific-technological and social context. It is concluded that this STS movement can be an alternative to make possible overcoming manner the chemistry knowledge, secondary education are teaching, by analysis the interdisciplinarity and contextualization categories. | pt_BR |
dc.format.extent | 105 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciencias - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de segundo grau - Curriculos | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade na educação | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |