Design de superficie : taxionomia e práticas de projeto em escolas de design em Curitiba, PR
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de situar como o Design de Superfície constitui-se enquanto prática nos cursos de graduação em Design de Curitiba. Sua realização ocorreu em quatro etapas: conceitual, metodológica, empírico-analítica e conclusiva. Na etapa conceitual, a revisão de literatura propôs compreender e apresentar o Design de Superfície através de uma fundamentação teórica organizada sob três aspectos: um panorama de abordagens conceituais sobre o Design de Superfície, os fundamentos que o caracterizam e as etapas que integram sua prática projetual. Na etapa metodológica, verificou-se o total de dez Instituições de ensino superior em Curitiba que ofertam cursos de Design, entre as quais três incluem o Design de Superfície nomeado nas matrizes curriculares de suas habilitações. Na Universidade Federal do Paraná, o Design de Superfície é ofertado no terceiro ano do curso de bacharelado em Design com habilitação em Design de Produto, como conteúdo de uma disciplina optativa denominada 'Tópicos Especiais em Design de Produto' (estudo de caso 01). A Universidade Positivo, por sua vez, oferta o Design de Superfície como tema de disciplina inserida na grade curricular, em duas de suas habilitações do seu bacharelado em Design - Design de Moda e Projeto Visual, ambos no sexto período (estudo de caso 02 e estudo exploratório, respectivamente). E, o Centro Universitário Curitiba - UniCuritiba, oferta o Design de Superfície como tema do primeiro módulo (entre os quatro ofertados) de seu curso superior de tecnologia em Design Gráfico (estudo de caso 03). Percebeu-se assim três modos distintos em que a prática em sala do Design de Superfície pode ser identificada: como conteúdo de uma disciplina optativa - onde a opção pela escolha de tal conteúdo é aberta (Universidade Federal do Paraná); como tema de disciplina inserida na grade curricular (Universidade Positivo) e, como tema de um módulo individual - inserido num curso tecnólogo de formação dirigida (Centro Universitário Curitiba - UniCuritiba). Neste contexto, a indicação do método ocorreu a partir do estudo exploratório na Universidade Positivo (1o semestre de 2011), junto à habilitação em Projeto Visual, com a finalidade de verificar um primeiro olhar sob o problema da pesquisa, do mesmo modo que fornecer subsídios para a definição do aparato ferramental a ser utilizado nos estudos de caso que se seguiram, com o teste de técnicas de pesquisa (pesquisa documental, observação, entrevista e questionário), selecionando ou não sua efetividade. Na etapa empírico-analítica, os três estudos de caso selecionados para o trabalho em campo (1o e 2o semestre de 2012) foram apresentados e analisados, na observação de suas diferenças e similaridades, onde constatouse que a prática do Design de Superfície acontece em sala de aula de três modos distintos: sob um aspecto teórico-prático reflexivo (estudo de caso 01), sob uma perspectiva prático-quantitativa (estudo de caso 02) e sob uma característica prático-conceitual (estudo de caso 03), cada qual com sua particularidade. Inseridos num contexto plural, o comum entre os estudos de caso pode ser o entendimento de que a prática do Design de Superfície seja radicalmente o aprender pelo fazer. Por fim, na etapa conclusiva da pesquisa, as considerações finais revisaram o processo que permeou o desenvolvimento da pesquisa, expuseram recomendações bem-vindas à pratica do Design de Superfície em sala de aula e sugeriram pesquisas futuras. Abstract: This research aims to situate how Surface Design is constituted as practice in undergraduate Design courses of Curitiba. Its achievement occurred in four stages: conceptual, methodological, empiricalanalytic and conclusive. In the conceptual stage, the literature review proposed to understand and present the Surface Design through a theoretical foundation organized under three aspects: an overview of conceptual approaches on the Surface Design, the fundamentals that characterize it and the steps that integrate its practice. In the methodological stage, a total of ten higher education Institutions that offer Design courses in Curitiba were verified, where three include the Surface Design named on their curricular qualifications. At the Universidade Federal do Paraná, the Surface Design is offered in the third year of the Bachelor of Design with specialization in Product Design, as content of an elective discipline called "Special Topics in Product Design" (case study 01). The Universidade Positivo, in turn, offers the Surface Design as theme of a discipline included in its curriculum, in two of its qualifications in Bachelor of Design - Fashion Design and Visual Design, both in the sixth period (case study 02 and exploratory study, respectively). And, the Centro Universitário Curitiba - UniCuritiba, offers the Surface Design as theme of its first module (offered among four) of the College of Technology in Graphic Design (case study 03). Realized thus three distinct ways in which the academic practice of the Surface Design can be identified: as content of a discipline - where the option for choosing such content is opened (Universidade Federal do Paraná), as theme of a discipline inserted in the curriculum (Universidade Positivo) and as theme of an individual module - inserted in a technologist training course (Centro Universitário Curitiba - UniCuritiba). In this context, the method was indicated through an exploratory study realized at Universidade Positivo (1st half of 2011), with the qualification in Visual Design, in order to check a first look under the research problem, as well as provide subsidies to define the tooling apparatus to be used in the case studies that followed, with the test of research techniques (documentary research, observation, interview and questionnaire) by selecting or not its effectiveness. In the empirical-analytic stage, the three case studies selected for field work (1st and 2nd half of 2012) were presented and analyzed in the observation of their differences and similarities, where it was found that the practice of Surface Design happens in the classroom from three distinct modes: under a theoretical-practical reflective way (case study 01), under a perspective practical-quantitative point of view (case study 02) and in a practical-conceptual mode (case study 03), each one with its own special features. Inserted in a plural context, common among the case studies can be an understanding that the practice of Surface Design is radically learn by doing. Finally, in the conclusive stage of the research, the final considerations reviewed the process that permeated its development, exposed recommendations welcome to the practice of Surface Design in the classroom and suggested future researches.
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- Teses & Dissertações [10564]