Postos de Puericultura - Fundação O Dia : educação das mães, saúde dos filhos (Curitiba 1940-1942)
Resumo
Resumo: A dissertação, na qual utilizo os conceitos de estratégia e de identidade social (CHARTIER, 1990; 2002), tem o propósito de investigar os caminhos percorridos para a implantação e manutenção dos Postos de Puericultura - Fundação O Dia em Curitiba, no período de 1940 - 1942. Na capital paranaense, ações de caráter filantrópico relacionadas ao cuidado da saúde de crianças, que incluíam a educação de mães, existiam há décadas, entretanto, uma iniciativa privada, como a que resultou da campanha liderada por Caio Machado, advogado, político, jornalista e diretor do jornal O Dia, foi algo singular: o periódico O Dia, através de sua Fundação, assumiu publicamente a campanha pela criação e funcionamento dos Postos de Puericultura, que foram inaugurados nos bairros Portão, Juvevê e Mercês em março de 1940. Em período marcado pela política estadonovista da boa formação do brasileiro, entendido como base da nacionalidade, a campanha pelos Postos foi calcada nesse ideario e utilizou das relações políticas e sociais de Caio Machado para divulgação do projeto. O resultado dessa mobilização, que envolveu vários curitibanos, empresas e outros meios de comunicação, foi efetivo. Entretanto, em novembro 1942, devido problemas financeiros, principalmente os que envolveram o jornal, em meio a sinais de mudança na configuração do atendimento às crianças, os Postos de Puericultura - Fundação O Dia foram cedidos à Legião Brasileira de Assistência (LBA). As principais fontes para a realização da dissertação foram: o jornal O Dia, de 1939 a 1942, e o Folheto Fundação O Dia, publicado em maio de 1940. Abstract: The purpose of this dissertation, in which I use the concepts of strategy and social identity (CHARTIER, 1990; 2002), is to investigate the development of the implementation and maintenance of the Fundação O Dia Childcare Centersin Curitiba between 1940 and 1942. In the capital of Paraná State, philanthropic initiatives regarding children's healthcare, including education for mothers, had existed for decades. However, a private initiative like the one that resulted from the campaign led by Caio Machado, a lawyer, politician, journalist and director of the O Dia newspaper, was unique. Through its foundation, O Dia publicly led the campaignfor the creation and operation of childcare centers, and these centers were inaugurated in the neighborhoods of Portão, Juvevê and Mercês in March 1940. At a time marked by the New State policy of good education for Brazilians, which was understood as a base of national identity, the campaign for the childcare centers was launched with this in mind. Caio Machado's political and social contacts were used to publicize the project. The result of this effort, which involved a number of citizens, companies and other forms of media and communication, was effective. However, in November of 1942, as a result of financial problems, especially those of the newspaper, amidst signs of changes in the configuration of childcare, the Fundação O Dia Centers were taken over by the Brazilian Legion of Carers (LBA). The main sources of information for the dissertation were editions of O Dia from 1939 to 1942 and the Fundação O Dia leaflet published in May 1940.
Collections
- Teses & Dissertações [9336]