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dc.contributor.otherChueke, Zélia, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorScheffler, Max Gallehrpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T15:54:01Z
dc.date.available2022-12-14T15:54:01Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33671
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Zélia M. M. Chuekept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 08/04/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 75-78pt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Leitura, escuta e interpretaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho apresenta o resultado de uma investigação em torno de obras para violino solo intituladas "estudos" ou "caprichos" e sua possível aplicabilidade em passagens específicas de obras do repertório violinístico. Com apoio na prática de estudos enquanto parte importante da formação do intérprete, foram selecionadas algumas obras do gênero, das mais representativas na área, compostas por Kreutzer, Rode e Dont, assim como alguns movimentos de peças representativas do repertório violinístico, a saber, o 1º movimento do Concerto nº 22 de Viotti, a Fuga da Sonata em Sol menor para violino solo de Bach e o 4º movimento da Sonata em Fá Maior para violino e Piano de Beethoven. Após uma breve contextualização histórica, discorreu-se sobre aspectos interpretativos presentes no repertório, considerados pelo autor como especialmente relevantes, e a possível adaptação dos estudos escolhidos quanto às decisões interpretativas de trechos destacados nas peças em questão.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Considering the practice of etudes as a fundamental part of the performer training, the present Master's thesis investigates works for solo violin known as "etudes" or "caprices" and its potential application in specific aspects of the violin repertoire. For this purpose, some representative works such as those composed by Kreutzer, Rode and Dont, were selected, as well as a series of movements from the violin repertoire, namely the 1st movement from Viotti's 22nd Violin Concerto, the Fugue from Bach's Sonata in G minor for Solo Violin and the 4th movement from Beethoven's Violin Sonata in F major. After a brief historical contextualization regarding the production of these works, a link was established between interpretative decisions in these passages adapting the chosen etudes.pt_BR
dc.format.extentvii, 78 f. : il., partitura., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectTempo (Música)pt_BR
dc.subjectMusicapt_BR
dc.titleAplicabilidade de estudos de Kreutzer, Rode e Dont com vista à execução de aspectos específicos do repertório violinísticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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