dc.contributor.advisor | Okimoto, Paulo Cesar | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.creator | Branco, Hideraldo Luiz Osorio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T13:05:04Z | |
dc.date.available | 2024-08-01T13:05:04Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33534 | |
dc.description | Orientador: Paulo César Okimoto | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 2004 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A soldagem por resistência de chapas galvanizadas tem inúmeras aplicações por aliar rapidez, produtividade, qualidade e baixo custo. Existem, entretanto, peculiaridades neste processo de soldagem de chapas galvanizadas que podem ocasionar problemas na qualidade da solda na chapa e redução na produtividade da capa de eletrodo, tais como diminuição do diâmetro do ponto soldado, falta de pontos, pontos com respingos, indentação, pontos furados e a formação de latão na superfície de contato da capa de eletrodo, devido à presença da camada de zinco (Zn) na chapa. Neste trabalho foi avaliado o comportamento de 4 diferentes tipos de capas de eletrodo utilizados na soldagem por resistência -CuCrZr, CuZr e CuAl2O3 - durante a soldagem de chapas galvanizadas automotivas. Avaliou-se o desgaste das capas de eletrodo, a produtividade, a variação de dureza devido ao aquecimento, influência da fresagem na qualidade dos pontos de solda e a macroestrutura ao final dos testes. Os resultados mostram que as distintas capas de eletrodos apresentam desempenho diferenciado. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The resistance welding for galvanized steel has innumerable applications for uniting rapidity, productivity, quality and low cost. There are, however, some specifications in this process of galvanized plate welding that can cause problems in the quality of the weld in the plate and reduction in the productivity of the electrode cap, such as reduction of the diameter of the welded point, pierced lack of points, points with ridges, over deep and the brass formation in the faying surface of the electrode cap, due to presence of the zinc (Zn) cap in the plate. This work was evaluated the behavior of 4 different types of used caps of electrode in the welding for resistance - CuCrZr, CuZr and CuAl2O3 - during the automotive galvanized plate welding. The wear of the electrodes caps, the variation of hardness due heating, influence of dresser in the spot welding quality and the macrostructurally in the end of welding test had been. The results show that the distinct electrodes caps present different performance. | pt_BR |
dc.format.extent | 113f. : il., algumas color., grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Soldagem | pt_BR |
dc.subject | Chapas de aço | pt_BR |
dc.subject | Aço galvanizado | pt_BR |
dc.subject | Eletrodos | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.title | Avaliação de capas de eletrodos utilizadas na soldagem por resistência de chapas galvanizadas automotivas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |