A (in)visibilidade da prática de cuidar do ser enfermeiro sob o olhar da equipe de saúde
Resumo
Resumo: Este estudo visa compreender a percepção da (in)visibilidade da prática de cuidar do ser enfermeiro sob o olhar da equipe de saúde, tendo como referencial a Teoria Humanista de Paterson e Zderad (1979). Trata-se de pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Objetivou compreender a percepção da equipe de saúde sobre a (in)visibilidade da prática de cuidar do ser enfermeiro em unidades críticas pediátricas e delinear, a partir do apreendido, um modelo conceitual da percepção da equipe de saúde sobre a (in)visibilidade da prática de cuidar do ser enfermeiro. Teve como questão norteadora "qual a percepção da equipe de saúde sobre a (in)visibilidade da prática de cuidar do ser enfermeiro"?. Os sujeitos que compuseram a amostra do estudo foram sete enfermeiros, quatro médicos, dois psicólogos, dois fisioterapeutas, um técnico e um auxiliar de enfermagem e dois auxiliares de higienização. Utilizou-se como cenário de estudo as Unidades de Terapia Intensiva de um Hospital Pediátrico de Curitiba. As informações foram coletadas através da entrevista semi-estruturada. Para análise dos depoimentos seguiu-se os passos propostos por Giorgi (1985). A síntese das categorias convergentes reflete o processo de análise fenomenológica a partir das Unidades de Significado apreendidas, transformando-as na compreensão da pesquisadora a respeito da experiência dos sujeitos. Da análise do apreendido emergiram três categorias convergentes com dez unidades de significado relacionadas ao olhar do ser enfermeiro sobre o fenômeno a ser desvendado, e outras três, também com dez unidades, referentes ao olhar da equipe multidisciplinar. As categorias apreendidas entre os enfermeiros: 1) O self do ser enfermeiro articulado ao vir-aser profissional 2) O ser enfermeiro profissional e as dimensões do cuidado diante da sua prática 3) O ser enfermeiro na convivência coletiva com os demais profissionais de saúde, família e instituição. As categorias relacionadas à equipe multiprofissional 1) A convivência da equipe de saúde no cotidiano de cuidado do enfermeiro 2) A visão da equipe de saúde sobre a (in)visibilidade do enfermeiro 3) A repercussão do agir profissional do enfermeiro no agir profissional da equipe de saúde. O caminho metodológico trilhado neste estudo possibilitou elucidar o fenômeno da (in)visibilidade da prática de cuidar, por meio da compreensão dos depoimentos que relatam a dinamicidade dos múltiplos 'fazeres' que cotidianamente permeiam as ações do enfermeiro. Foi possível delinear um Modelo Conceitual da equipe sobre a percepção da (in)visibilidade da prática de cuidar, apontando caminhos para a visibilidade do ser enfermeiro. A compreensão enfatiza o trabalho do enfermeiro como árduo, exige agilidade, habilidades precisas, presença e proximidade do cliente e família. Os profissionais de saúde expressam a significação de que o enfermeiro é um ser que agrega à sua prática o cuidado integral, pois cabe a este o conhecimento apurado de todos os clientes sob sua responsabilidade. Apontam ainda para as relações dialógicas do enfermeiro na unidade, como elo entre os integrantes da equipe, clientes, família e instituição. A compreensão resulta em estabelecer o desafio constante da relação dialógica entre o enfermeiro e profissionais da saúde, para, de forma competente, efetivar a convergência da comunicação sensível e a intersubjetividade que permeiam as ações de cuidar para obter a visibilidade. Abstract: The present study aims to comprehend the perception of the nurse being's caring practices (in)visibility under the health team view, based on Paterson & Zderad's Humanistic Theory (1979). It deals with qualitative research with phenomenalogical approach. The goal was to comprehend the perception of the health team on the caring practices (in)visibility of the nurse being in critical pediatric units and outline from that, a conceptual model of the health team perception on the caring practices (in)visibility of the nurse being. Work's guideline question was "what is the perception of the health team on the caring practices (in)visibility of the nurse being?". Sample group was made up of seven nurses, four doctors, two psychologists, two physicotherapists, one nursing technician and one nursing assistent, and two hygienist assistents. Intensive Care Units of a Pediatric Hospital in Curitiba were used as the study setting. The whole information was colected through the semi-structured interview. Steps suggested by Giorgi (1985) were followed for the statements analysis. From the Significance Units grasped, the synthesis of the converging categories reflects the phenomenalogical analysis process, transforming them into the researcher's understanding on the individuals' experience. Analysis of the information had allowed the emergence of three converging categories with ten significance units related to the nurse being view on the phenomenon to be uncovered and, three others with also ten units, referring to the multidisciplinar team view. Categories grasped among nurses: 1) The 'self' of the nurse being linked to the going-to-be professional 2) The professional nurse being and the caring dimensions face to its practice 3) The nurse being in the colective coexistence with the other health professionals, with the family and institution. Categories related to the multiprofessional team 1) Coexistence of the health team in the nurse's care everyday 2) Health team view on nurse's (in)visibility 3) Repercussion of the nurse's professional way of act on the health team's professional way of act. The methodological path trailed on this study made it possible to elucidate the (in)visibility phenomenon of the nurse being, by understanding the statements that report the dynamics of the multiple tasks that daily permeate nurse's caring actions. It was possible to outline a Conceptual Model of the team about the perception of the nurse being (in)visibility in his/her caring practices, pointing to ways for the nurse being visibility. Comprehension emphasyzes the nurse work as hard, demanding agility, precise abilities, presence and proximity to the client and his family. Health professionals express the significance that the nurse is a being who agregates integral care to his/her practice, as it is of his/her concern to know, in detail, about all clients under his/her responsibility. Yet they point to dialogical relationships of the nurse in the unit as a link for the members of the team, clients, family and institution. Understanding results in establishing the continue challenge of the dialogic relationship between the nurse and the health professionals to put into effect, in a competent way, the convergence of the sensitive comunication and the intersubjetivity that permeate the actions of caring in order to get visibility.
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- Teses & Dissertações [10544]