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dc.contributor.authorSchinigoski, Jocimarapt_BR
dc.contributor.otherGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherBranco, Veronica, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-14T14:23:16Z
dc.date.available2020-09-14T14:23:16Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33174
dc.descriptionOrientadora: Sandra Regina Kirchner Guimarãespt_BR
dc.descriptionCo-Orientadora: Verônica Brancopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Educaçao, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente investigação caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo que objetivou identificar a influência de metodologias utilizadas na produção escrita dos alunos. O trabalho enfoca as práticas de produção textual desenvolvidas por professores de classes de alunos de segunda série, do ensino fundamental, de escolas municipais de Ponta Grossa, Paraná. Com base nos pressupostos teóricos pesquisados foram analisados, qualitativamente, vinte textos de quatro escolas diferentes, buscando-se encontrar indícios que demonstrassem a ligação entre as condições de produção e os textos produzidos pelos alunos. Constatou-se que os textos analisados foram marcados pela metodologia utilizada pelo professor, apesar de nem sempre ele precisar o tipo de texto e o objetivo da produção do aluno. Observou-se também que há uma lacuna entre as propostas textuais das escolas e as necessidades de escrita que os alunos encontram em seu contexto social. Verificou-se, ainda, que quando as situações propostas permitem que a criança escreva sobre suas experiências e vivências, todos os alunos são capazes de produzir textos utilizando a escrita de forma significativa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present investigation characterizes as an exploratory and descriptive study that aimed to identify the infuence of the methodologies used in the written production of the students. The report focus the practices of the textual production developed by the teachers from the eight years old classes, from the municipal schools in Ponta Grossa, Paraná. Based in the theorical presuppositions researched, were analysed, in the quality, twenty texts from four different schools, searching to find indiciums that showed the relations between the conditions of production and the texts produced by the students. It was verified that the analysed texts were marked by the methodology used by the teacher, in spite of not always the teacher let clear the type of text and the objective of the student' production. It was observed, too, that ther is a lacuna between the textuals proposals of the schools and the necessity of the writing that the students find in their social context. It was verified, yet, that when the proposed situations allow that the children write about their experiences and lives, all the students are able to produce texts using the writing in a significative way.pt_BR
dc.format.extent82 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTexto - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEscrita - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProdução textual : a relação entre o encaminhamento metodológico e o desenvolvimento da escritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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