dc.contributor.advisor | Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.author | Chaves Junior, Sérgio Roberto, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-23T18:17:17Z | |
dc.date.available | 2022-08-23T18:17:17Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33170 | |
dc.description | Orientador: Marcus Aurelio Taborda de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Educação. Defesa: Curitiba, 2004 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description | Área de concentraçao: Educaçao, Cultura e Tecnologia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Neste trabalho, meu principal objetivo consiste apresentar uma interpretação histórica do processo de consolidação e valorização da disciplina de Educação Física no Ginásio Paranaense (hoje, Colégio Estadual do Paraná) entre os anos de 1931 e 1951. O recorte temporal foi definido tendo como marco inicial a reforma do ensino secundário, através do Decreto n.° 19.890, de 18 de abril de 1931, conhecida também como Reforma Francisco Campos. Por outro lado, o que delimita o recorte é a inauguração do novo prédio do Colégio Estadual do Paraná, em 29 de março de 1950 e, mais especificamente, a entrega, em 27 de outubro do ano seguinte, das instalações da Educação Física. Através da análise de aspectos caros às disciplinas escolares, apresento de que forma as questões relativas à Educação Física foram tratadas nos aspectos legislativos e normativos e também na apropriação destes discursos na realidade da instituição de ensino analisada. Para atingir os objetivos propostos, o presente trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro, apresento de que forma a Educação Física foi ganhando importância nos discursos e nos conteúdos das reformas educacionais e como esta valorização foi refletida na realidade do Ginásio Paranaense (Colégio Estadual do Paraná). Neste capítulo, também realizo uma análise dos professores responsáveis pela disciplina, indicando que antes da fundação de escolas superiores de Educação Física diversos sujeitos com outras formações tiveram a incumbência de conduzir as aulas. No segundo capítulo analiso o cerne da disciplina, qual seja, os programas e os conteúdos da Educação Física. Mostro que o chamado Método Francês foi o conteúdo predominante nas aulas da instituição, muito embora as fontes sinalizem para o início de um processo de esportivização das aulas nos anos finais da década de 1940, deixando os exercícios ginásticos relegados a um segundo plano. No terceiro capítulo, apresento de que forma a disponibilização de espaços e materiais para a Educação Física foi entendida e como a instituição tratou de solucionar alguns óbices que prejudicavam o desenvolvimento da Educação Física. É possível perceber que a Educação Física passou de uma situação de precariedade, com poucos investimentos no que se refere aos espaços e materiais, para resultar, no meu entendimento, no ápice de um processo de valorização, com a disponibilização de uma quantidade considerável de materiais, com uma área de proporções grandiosas destinada às suas atividades e com a formação de um quadro de professores egressos de escolas de Educação Física. Sinalizo também para um início de esportivização das aulas de Educação Física no Colégio Estadual do Paraná, máxime em virtude da configuração dos espaços e materiais da Educação Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In this research, my aim is to present a historical interpretation about the process of consolidation and appreciation of the Physical Education in the Ginásio Paranaense (well-know nowadays as Colégio Estadual do Paraná) between 1931 and 1951. The period was defined starting from the secondary teaching reform, through the Decree number 19,890, of April 18th, 1931. The end of the research is with the inauguration of Colégio Estadual do Paraná's newest building, on March 29th, 1950, and specifically with the delivery of the Physical Education places, on October 27th, 1951. Analyzing some particular aspects of the schools disciplines, I present how the Physical Education matters were treated in the legislative and normative aspects and also how had done the appropriation of these speeches in this secondary school. To reach the proposed goals, I divided this research in three chapters. In the first one, I present how the Physical Education won importance in the speeches and educational reforms and as this appreciation was reflected in fact. In this chapter, I also analyzed who were the Physical Education teachers. In the second chapter, I analyzed the programs and the contents of the discipline. I've tried to show that the Método Francês was predominant, however, I could realize that sports becoming the main content in the discipline in the 1940's. In the third chapter, related with the Physical Education places and materials, I showed the precariousness situation initially and finished with the offer of a considerable quantity of material and a huge area destined to Physical Education activities. It's interesting realize that those areas where related with the sports, what in my point of view, signalize to an esportivização of the Physical Education in the Colégio Estadual do Paraná. | pt_BR |
dc.format.extent | 216 f. : il., retrs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Educaçao - 1931-1951 - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educaçao física - História - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - História - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar - História | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A educação física do Ginásio Paranaense ao Colégio Estadual do Paraná : contribuições para a construção de uma história de uma disciplina escolar (1931-1951) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |