dc.contributor.advisor | Carvalho, Alexandre Luis Trovon de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Jess, Gil Marcos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-20T16:35:04Z | |
dc.date.available | 2020-10-20T16:35:04Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Broch | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/32969 | |
dc.description | Anexos | pt_BR |
dc.description | Orientador: Alexandre L. Trovon de Carvalho | pt_BR |
dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao. Defesa: Curitiba, 2004 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação, Cultura e Tecnologia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de um estudo bibliográfico de caráter qualitativo acerca dos Sistemas Tutorias Inteligentes, apresentando sua evolução no contexto histórico e analisando sua constituição e bases de estruturação. O objetivo principal é apresentar uma proposta de encaminhamento para a reformulação desses sistemas. Para tal procura-se estabelecer uma análise acerca dos modelos que o constituem bem como das Tecnologias da Inteligência que regulam a Inteligência Artificial presente neles. Esta proposta foi estabelecida levando-se em conta uma análise da lógica que permeia os fundamentos do raciocínio matemático. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This work presents the results from a bibliographic study, of a qualitative character, about the Tutorial Intelligent Systems, presenting their evolution in the historical context and analyzing their foundations and the bases for their structure. The main purpose is to present a proposal leading to the reformulation of these systems. To do this one tries to establish an analysis for the models that integrate them as well as the Intelligence Technologies that regulate the Artificial Intelligence present inside the systems. This proposal was established taking into account an analysis of the logics that intersperse the foundations of the mathematical reasoning. | pt_BR |
dc.format.extent | x, 128 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Inteligência artificial e tecnologias da inteligência : um repensar segundo os processos de elaboração matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |