Aprendizagem problematizada no ensino médico na perspectiva do construtivismo piagetiano
Resumo
Resumo: Esta pesquisa investiga as concepções de alunos de um curso de medicina sobre sua aprendizagem na disciplina de semiologia médica, onde é adotada uma adaptação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), em uma perspectiva construtivista piagetiana. A investigação ocorreu por meio de questionário aplicado a quarenta e quatro alunos desta disciplina. Após análise qualitativa dos dados observa que os alunos: a) concebem o ensino problematizado da semiologia médica, em pequenos grupos, como sendo um facilitador do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a construção do conhecimento; b) enfatizam a "quebra" do distanciamento hierárquico entre professor e aluno, o que aumenta a interação e troca de informações entre ambos; c) apontam também uma maior interação entre os colegas e evidenciam a existência de maior controle disciplinar do aluno pelo grupo; d) consideram a utilização de casos clínicos como facilitadora do estabelecimento de relações entre as diferentes hipóteses diagnósticas pertinentes ao problema em estudo, ativando e integrando os conhecimentos prévios, referentes às diferentes áreas do conhecimento médico; e) entendem que o conteúdo das aulas é direcionado e aprofundado conforme as necessidades manifestadas pelas dúvidas que surgem e que, quando expostas para debate, expandem os conteúdos abordados; f) apontam que o ensino tradicional não facilita a interação grupal, englobando o professor, os alunos e o próprio conteúdo abordado; g) salientam, contudo, que o ensino em pequenos grupos elicia uma abrangência teórica, que pode fragmentar e descontextualizar o conhecimento, mas evidenciam a necessidade do aporte teórico associado à problematização do caso clínico. Conclui propondo que o ensino em pequenos grupos seja estendido para outras disciplinas do curso médico em face do seu papel facilitador da aprendizagem. Evidencia a necessidade de um maior aporte teórico nas discussões de casos clínicos. Sugere a necessidade de formação teórica sólida de professores nesta abordagem de ensino, numa perspectiva do construtivismo piagetiano. Abstract: This research investigates the conceptions of medical students of a medicine course on its learning on physical diagnosis, where an adaptation of the method of Problem Based Learning (PBL) was adopted in a piagetian constructivist perspective. The inquiry occurred by means of a questionnaire applied to forty four students of this discipline. After qualitative analysis of the data was observed that the students: a) conceives the education based on problems in physical diagnosis in small groups, as being a facilitator of the education process and learning, making possible the construction of the knowledge; b) emphasizes the "breaking" of the hierarchic distance between professor and student, what increases the interaction and exchange of information between both of them; c) also points a bigger interaction between the colleagues and evidences the existence of bigger control to discipline of the student for the group; d) considers the use of clinical cases as facilitator to establish relations between the different pertinent diagnostic hypotheses to the problem in study, activating and integrating the previous knowledge pertinent to the different areas of the medical knowledge; e) understands that the content of the lessons is directed and deepened to the necessities revealed in the doubts that appear and that when displayed for debate, they expand the boarded contents; f) points that traditional education does not facilitate the group interaction among the professor, the students and the proper boarded content; g) points out, however, that education in small groups needs a comprehensive theoretical approach, because it can break up the context of the knowledge. It concludes considering that education in small groups should be extended for others disciplines of the medical course in face of its facilitation in the medical learning. It evidences the necessity of a greater theoretical approach in the quarrels of clinical cases. It suggests the necessity of solid theoretical formation of professors who teaches with problematization methods, in a piagetian constructivism perspective.
Collections
- Teses & Dissertações [10425]