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dc.contributor.advisorBellotti, Karina Kosicki, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherMartins, Ana Paula Vosne, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorBueno, Juliana Fleigpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T17:25:28Z
dc.date.available2024-12-19T17:25:28Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32362
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Karina Kosicki Bellottipt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Ana Paula Vosne Martinspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 30/08/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 145-155pt_BR
dc.description.abstractResumo: Desde o início do século XX observamos o aumento de publicações voltadas para o público feminino, apresentando representações da mulher, que agiam no reforço e na exigência de certos padrões morais e sociais, especialmente voltados ao ambiente doméstico. Nos anos de 1960, com a ascensão de movimentos sociais, como a segunda onda do feminismo, ocorreu uma quebra com antigos valores tradicionais e viram-se instituir novas práticas, valores, costumes, modos de agir e consumir, formas de lazer. Era a exaltação de novos desejos e sentimentos subjetivos, uma "nova mulher" ganhava força. Esses novos paradigmas se refletiram em diversos setores da sociedade, inclusive na imprensa. No Brasil, principalmente a partir de 1970, a imprensa para mulheres passou a tratar de novos temas, dando maior visibilidade ao sexo, tratando-o com menor censura. A revista Nova Cosmopolitan surgiu nesse período, em 1973, publicando doze volumes anuais, influenciada por esses novos paradigmas. De grande circulação nacional, era destinada a um público consumidor das camadas médias. A revista se apresentava, então, como formadora de opinião, podendo ditar as novas tendências e influenciar profundamente nas escolhas femininas, especialmente na década de 1980, quando se estabeleceu definitivamente e foi aceita por um maior número de pessoas. Nesse mesmo período a "nova mulher" passou a ter maior atenção na sociedade brasileira, devido às rápidas mudanças comportamentais relacionadas ao encaminhamento do fim do regime ditatorial, bem como o estabelecimento da democracia, novos direitos e o recesso econômico. Assim, embasados em uma abordagem histórica relacionada aos estudos de gênero, visamos compreender como se deram as representações da "nova mulher" e o discurso de beleza nas páginas da Nova no decorrer da década de 1980.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Since the beginning of the twentieth century there was an increase of publications aimed at the female audience, presenting representations of women, that acted on to develop moral and social standards, especially geared to the private life. The ascension of social movements such as the second feminist wave in 1960s and 1970s changed old traditional values and established new practices, values, customs, modes of acting and consumption, leisure forms. New desires and subjective feelings were highlighted, a "new woman" gained strength. These new paradigms were reflected in society, including in the media. In Brazil, mainly from 1970 onwards, the media dealt with new themes, especially for women, giving greater visibility to sex. Nova Cosmopolitan magazine arises in this period, in 1973, publishing twelve annual volumes, influenced by these new paradigms. The magazine presented itself as an opinion maker, being able to dictate new trends and influence women choices, especially in the 1980s, when was accepted by a largest number of people. In this same period the "new woman" seemed to have greater attention in Brazilian society, due to behavioral changes related to the end of dictatorial regime, as well as the establishment of democracy, new rights and economic crises. Thus, grounded in a historical approach related to gender studies, I aim understand how were the representations of "new woman" and the beauty discourse in Nova during the 1980s.pt_BR
dc.format.extent155f. : il. [algumas color.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectPeriodicos para mulherespt_BR
dc.subjectComunicação de massa e mulherespt_BR
dc.subjectBeleza feminina (Estética)pt_BR
dc.subjectMulheres - Relações de gêneropt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleA mulher (re)paginada : as representações da "nova mulher" e o discurso de beleza na Revista Nova Cosmopolitan na década de 1980pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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