Fatores influenciadores na escolha da fonte de informação na compra de automoveis novos : a importancia da comunicação boca-a-boca
Resumo
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar os fatores que influenciam na escolha da fonte de informações por parte dos compradores de automóveis novos na cidade de Maringá, Norte do Estado do Paraná. Baseado no modelo de escolha da fonte de informações a partir do conhecimento prévio formulado por DUHAN et al.(1997), foram coletados dados de 128 compradores de veículos zero quilômetro adquiridos durante o ano de 1998, identificados a partir de listagem do Detran e de cadastro de uma concessionária local. Os dados foram coletados para mensurar as oito variáveis do modelo, além de identificar o entrevistado e o automóvel adquirido. Cada variável foi representada por um indicador de escore agregado, permitindo que o modelo fosse testado. As associações apresentadas pelo modelo foram submetidas à análise de correlações bivariadas de Pearson, através da utilização do software estatístico SPSS for Windows. Os resultados dos testes das hipóteses do modelo demonstraram a existência de relação significativa positiva somente entre a "experiência" e o "conhecimento prévio subjetivo". As demais associações do modelo original não apresentaram associações significativas. Além das associações do modelo, foram encontradas relações significativas positivas entre os "conhecimentos prévio objetivo" e "subjetivo", entre o "conhecimento prévio" em suas três dimensões - "experiência", "objetivo" e "subjetivo" - e as "fontes de informações fracas" e entre as "fontes de informações fracas" e "fortes". Além disso, foi verificada uma associação significativa negativa entre os "aspectos de avaliação expressivos" e "instrumentais". Abstract: The main objective of this work was to analyze the factors that influence information source choice by new car buyers in the city of Maringá, north of Paraná's State. Using a theoretical model about information source choice based on prior knowledge, formulated by DUHAN et al.(1997), data were collected from 128 new automobile buyers acquired during 1998, identified from the County Department of Transit listings and from records of a local concessionaire. Data were collected to measure eigth model variables, as well as to identify the respondents and the vehicles acquired. Each variable was represented by a single aggregate score indicator, allowing the model to be tested. The associations presented on the model were submitted to Pearson's bivariate correlation analysis, using the statistical software SPSS for windows. The results of the model hypothesis tests demonstrate the existence of positive significant relation only between "experience"and "subjective prior knowledge". The other original model associations did not present significant relations. Other positive significant relations not tested on the original model, were also found between "objective prior knowledge" and "subjective prior knowledge", between "prior knowledge" in its three dimensions -- "experience", "objective" and "subjective" -- and "weak-tie information sopurces" and between "weak-tie informations sources" and "strong-tie information sources". Also, it was detected a significant negative association between "affective cues" and instrumental cues".
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- Teses & Dissertações [9463]