As múltiplas dimensões no processo formativo de professoers no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) Subprojeto Física-UFPR (2009-2012)
Resumo
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender as dimensões formativas no contexto da formação de professores de física participantes do subprojeto PIBID-UFPR-Física (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Federal do Paraná do curso de Licenciatura em Física). Para tanto, realizou-se uma retrospectiva histórica do desenvolvimento do PIBID, com a intenção de compreender e mostrar sua constituição no âmbito do MEC, FNDE e CAPES, e a entrada da UFPR a partir da participação no Edital 02/2009. Procuraram-se apontar as projeções e ações presentes no projeto institucional e analisar as ações desenvolvidas no subprojeto Física. Assim, foram acompanhadas as diferentes fases das ações desenvolvidas nesse processo, ou seja, os encontros realizados na UFPR, quanto às atividades promovidas nas escolas participantes da Rede Pública da Educação Básica. A constituição dos dados foi realizada por meio de questionário, entrevistas e do acompanhamento das atividades utilizando a observação in loco, posteriormente registradas em diário de bordo. Todas essas atividades acompanhadas, nos diferentes cenários, foram gravadas em áudio e vídeo. Como suporte teórico para estudar as questões relacionadas a formação de professores e a docência, utilizamos diversos autores como por exemplo, Gómez (1997), Tardif (2002), Ghedin, Almeida e Leite (2008), Gil-Pérez e Carvalho (2011) e alguns deles ligados a teoria crítica, dentre os quais podemos destacar Giroux (1997) e Freire (2011a, 2011b, 2011c). Dentre as conclusões obtidas, percebeu-se que o programa teve relevância para a formação docente dos participantes, ao passo que puderam adquirir conhecimentos teórico-metodológicos aprofundados sobre o ensino de ciências e uma participação diferenciada na escola, contribuindo para a promoção e valorização da docência. Acredita-se que projetos dessa natureza, que envolvem a interação entre a universidade e as escolas de Educação Básica, podem contribuir significativamente para a formação de professores, respeitando a cultura escolar, mas ao mesmo tempo promovendo intervenções criativas e inovadoras que encorajam os professores a assumirem um papel de docentes críticos e comprometidos com o ensino de Física na Educação Básica. Abstract: This research aims at understanding the formative dimensions in the context of teacher participants physics subproject PIBID-UFPR-Physics (Beginning Teacher Scholarships Institutional Program at the Federal University of Paraná's Degree in Physics). Therefore was held a review of PIBID, with the intent to understand and show their constitution under MEC, FNDE and CAPES, and entry UFPR in the Edital 02/2009. Sought to point out the projections and present actions in institutional project, and analyze the actions developed in subproject Physics. Thus were followed different phases of the actions developed in this process, namely, the meetings held in UFPR, and the activities promoted in schools participating in the Network Public Basic Education. The constitution of the data was performed by means of a questionnaire, interviews and monitoring activities using on-site observation with registration in the field journal. All these activities in different scenarios were recorded in audio and video. As a theoretical support in order to study issues related to teacher training and teaching we are using several authors, eg, Gómez (1997), Tardif (2002), Ghedin, Almeida and Leite (2008), Gil-Pérez and Carvalho (2011) and some of them linked to critical theory, among which we highlight Giroux (1997) and Freire (2011a, 2011b, 2011c). Among the conclusions reached, it was realized that the program had relevance for teacher training of participants, while they could acquire theoretical and methodological knowledge about teaching science and an insertion differentiated classroom, contributing to the promotion and enhancement of teaching. It is believed that such projects that involve interaction between the university and schools of basic education can contribute significantly to the training of teachers, respecting the school culture, but at the same time promoting creative and innovative interventions that encourage teachers to take a critical role to the teaching of physics in Basic Education.
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- Teses & Dissertações [10016]