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    Dinâmica das exportações e avaliação da competitividade do setor de base florestal de Moçambique

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    R - D - ROSALINA ZEFANAIS MAHANZULE.pdf (2.151Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Mahanzule, Rosalina Zefanais
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar a competitividade das exportações moçambicanas de produtos de madeira no período de 1994 a 2010. Os dados utilizados foram séries históricas das exportações moçambicanas e mundiais de produtos de madeira coletados no site da base de dados das Nações Unidas- UN- Comtrade. As metodologias utilizadas para alcançar os objetivos específicos traçados foram: estatística descritiva, princípio de Pareto, taxas de crescimento, razão de concentração (CR1, CR4) índice de Herfindahl-Hirschman (HHI) e foram também avaliados alguns indicadores de competitividade, nomeadamente: market share, índice de vantagem comparativa simétrica e a matriz de competitividade. Os resultados indicaram que as exportações totais moçambicanas de produtos florestais apresentaram uma tendência crescente, com taxas de crescimento superiores às observadas para o resto do mundo. Com aplicação da curva de Pareto, foi observado que na pauta das exportações de produtos florestais moçambicanos, foi dada prioridade somente a dois produtos, que são produtos básicos em detrimento dos produtos de maior valor agregado. O mercado moçambicano de produtos de madeira é muito concentrado, tendo os principais países de destino, nomeadamente a China, África do sul, Alemanha e Singapura absorvido no ano de 2010, 95,46% do valor total exportado. Os indicadores de competitividade do comércio internacional evidenciaram importância dos produtos básicos sendo que estes apresentaram valores elevados relativos a estes índices, mostrando que o país não esta tendo no geral, competitividade nos produtos de maior valor agregado.
     
    Abstract: The aim of this study was to analyze the competitiveness of Mozambican wooden products exports from 1994 to 2010. The data used are time series of Mozambican exports and global wooden products collected at the Un-Comtrade database from the United Nations. The methodologies used for this purpose were: descriptive statistics, Pareto Principle, Growth Rates, Concentration Ratio (CR1, CR4) and Herfindahl- Hirschman Index (HHI). Some indicators of competitiveness were also evaluated namely: market share, symmetrical comparative advantage index and competitiveness matrix. The results indicate an increasing trend of the total Mozambican's forest products exports, with growth rates above those observed for the rest of the world. With the application of the Pareto curve, it was observed that the priority was given to two basic products, against the products with higher added value on the agenda of Mozambican's forest product exports. The Mozambican market for wood products is very concentrated. Its main destination countries, which were China, South Africa, Germany and Singapore, absorbed in 2010, 95,46% of the total value exports. The competitiveness indicators showed the importance of basic forestry products in the international trade, with high values on these indexes, indicating that Mozambique isn't competitive in the market of higher added value wood products.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/31213
    Collections
    • Teses & Dissertações [10539]

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