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dc.contributor.authorFrohlich, Carlos Eduardopt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Flávio de Oliveira, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T15:09:26Z
dc.date.available2022-08-31T15:09:26Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31087
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Flávio de Oliveira Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : 16/04/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 65pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação busca dois objetivos: o primeiro é buscar evidências acerca do impacto dos salários de professores no Brasil sobre a capacidade cognitiva dos indivíduos que ingressam em cursos superiores correspondentes à carreira de formação de professores. O segundo é quantificar a influência dos salários de professores em um município sobre a probabilidade de escolha, por parte dos ingressantes em ensino superior no mesmo município, em cursos superiores que tradicionalmente formam professores de ensino fundamental ou médio. Utilizamos a metodologia dos modelos de efeitos aleatórios na busca do primeiro objetivo, e os modelos logit e probit na busca do segundo. Os dados provêm do Enade 2004-2010 e da RAIS. Os resultados sugerem que incrementos na média salarial de professores em um município estão associados à melhora na qualidade dos indivíduos deste município que ingressam em cursos superiores relacionados à carreira de ensino, e que os salários também têm efeitos sobre a decisão dos indivíduos sobre ingressar ou não em um curso superior de formação de professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation pursues two goals: the first is to search for evidence on the impact of teacher salaries in Brazil on the cognitive capacity of individuals who enter university majors corresponding to teacher training. The second is to quantify the influence of teacher salaries in a municipality on the probability of choice, on the part of individuals entering tertiary education in the same municipality, in majors that traditionally train primary and secondary education teachers. We use the methodology of random effects for the first goal, and the logit and probit models in the search for the second goal. The data come from Enade 2004-2010 and RAIS. The results suggest that increases in teacher salary averages in a municipality are associated to improvements on the quality of individuals in this municipality who enter majors related to the teaching career, and that salaries have effects on the individual decision of entering or not a teacher training-related major.pt_BR
dc.format.extent65 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectProfessores - Salários, etc - Municipios - Brasil - 2004-2010pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCrescimento e desenvolvimento economicopt_BR
dc.titleA relação entre salários de professores e seleção de candidatos a carreiras de magistério : estimativas para municípios brasileiros entre 2004 e 2010pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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