Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGasparim, Liegept_BR
dc.contributor.otherScherer, Suelypt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-28T13:29:50Z
dc.date.available2020-09-28T13:29:50Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31025
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Helga Loos-Santanapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 19/10/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia : f. 139-142pt_BR
dc.description.abstractResumo: O homem demonstra sua expressividade emocional desde seu nascimento. Expressa as emoções corporalmente e, com o auxílio da emocionalidade, garante sua sobrevivência. As emoções e afetos passam por processos de desenvolvimento marcados cultural e socialmente no meio em que uma pessoa vive. Em constante diálogo com o mundo externo, esta aprende a lidar com a realidade e seu meio. Tendo em vista a intimidade da relação entre aprendizagem e afetividade, pode-se supor que esta última interfere na formação das estruturas cognitivas e que, portanto, o fortalecimento da qualidade das relações afetivas entre criança e adulto poderá contribuir efetivamente para os processos de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem Henri Wallon como o principal teórico de referência. A pesquisa empírica, de cunho qualitativo, caracteriza-se como um estudo exploratório. O contexto escolhido para a pesquisa foi o espaço escolar representado por uma turma de Educação Infantil com 24 alunos, na faixa etária dos cinco anos, em uma escola pública do município de Curitiba/PR. A partir da perspectiva teórica de Wallon, a criança de cinco anos encontra-se no estágio do personalismo, o qual é muito importante para a constituição da pessoa, e a afetividade é, nesta fase, a forma mais efetiva da criança se relacionar com a realidade. Os dados coletados foram organizados em categorias a partir dos cinco instrumentos utilizados: (1) desenhos com relatos, (2) filmagens livres, (3) jogo Gira-gira, (4) emocionômetro, e (5) autoscopia (autoanálise de imagens videogravadas para reflexão). Os desenhos com relatos destacaram as interações com o adulto, com a natureza, com pares, em brincadeiras, e consigo mesmo. Dos demais instrumentos emergiram as seguintes categorias: (1) Relação entre professor e aluno; (2) Qualidade das vinculações afetivas; (3) Linguagem emocional em sala de aula; (4) Verbalização das emoções. Os principais conceitos da obra de Wallon, em uma proposta construtivista em que a interação é a base da elaboração da pessoa, do ser humano em sua integralidade, foram descritos e confrontados na pesquisa de campo. Percebeu-se que a qualidade das interações interfere diretamente na elaboração do eu, bem como nas situações de aprendizagem em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: People demonstrate their emotional expressions since they are born. Consequently, they show their emotions through body language, survival instinct and so many other emotions that are also built cultural and socially in their own environment. Learning processes are built constantly in order to deal with reality. Considering the relationship between learning and emotion, it is possible to imply that affection interferes on cognitive structures formation, so strengthening affective connections between children and adults may contribute effectively to teaching and learning processes. This paper holds Henri Wallon as the main theoretical reference. The empiric research, in a qualitative way, is characterized as an exploratory study. The chosen context for this study was a Curitiba public school group, consisting of 24 pupils, all about 5 year olds. Starting from the theoretical perspective of Wallon, five-year-old children find themselves in a personality building stage, which is very important for their personality building, and at this stage, affectivity is the most effective way for a child to relate to reality. The data was organized into the following five categories and instruments: (1) reported drawings, (2) free filmmaking, (3) spinning game, (4) emotionometer, e (5) autoscopy (auto-analyses of images for thinking). The reported drawings showed the interactions with adults, nature, pairs, in games and on themselves. The remaining instruments emerged into the following categories: (1) Teacher-student relationship (2) Affective bond quality; (3) Classroom body language; (4) Emotions verbalization. The main ideas on Wallon, in a building proposal where interaction is the basis for human's elaboration, in totality, were described and confronted on the campus research. It was noticed that interaction quality interferes directly on the elaboration of personality, as well as in classroom learning situations.pt_BR
dc.format.extent148 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectWallon, Henri, 1879-1962pt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectAnálise de interação em educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleInterações em sala de aula : vinculações afetivas e a constituição da pessoa para Henri Wallonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples