Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPellegrini, Gelson Douglaspt_BR
dc.contributor.otherBiz, Alexandre Augustopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T16:48:14Z
dc.date.available2022-08-17T16:48:14Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31022
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Alexandre Augusto Bizpt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 26/03/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 114-121pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação propõe um modelo de processo de desenvolvimento de um serviço turístico (PDS) para a macrofase "Pré-Desenvolvimento", tendo como objeto a Rodoferroviária de Curitiba (PR). A requalificação da Rodoferroviária é parte integrante do plano de investimentos em obras de mobilidade para a Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014. A gestão pública da cidade de Curitiba (PR) planejou nove obras. Este número destacou-a como a cidade-sede com a maior quantidade de obras de mobilidade urbana. A requalificação da Rodoferroviária pode torná-la um cenário para desenvolvimento de produtos e serviços turísticos. Na expansão destes serviços, os processos padronizados reduzem o tempo de desenvolvimento, consequentemente, os custos, aumentando os resultados e transformando-os em vantagens competitivas. A criação de um modelo que padronize os processos de planejamento, baseado em modelos já existentes e referenciados no mercado, otimiza futuros projetos que envolvam serviços turísticos. O modelo de PDS desenvolvido nesta pesquisa possui forte influência nos estudos de PDP de Rozenfeld, et. al. (2006), Gobe, et. al. (2004) e Kaminski (2000), sendo que para serviços temos, Albrecht (1992), Corrêa e Gianesi (1994) e Fritzsimmons, et. al. (2005). No PDS proposto foram criadas e/ou modificadas subfases, requisitos e atividades para sustentar e fortalecer o modelo. A pesquisa adotou uma metodologia analítica, interpretativa do projeto da Rodoferroviária de Curitiba e uma pesquisa descritiva para analisar o projeto e a visão dos especialistas e órgãos públicos. Como resultado empírico do questionário enviado aos órgãos públicos envolvidos no processo de requalificação da Rodoferroviária, percebe-se que tanto o SETU-PR, SECOPA-PR não tem conhecimento deste projeto, além de termos o CREA-PR e a Coordenação do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, como conhecedoras da proposta, mas não envolvidas no desenvolvimento do mesmo. E como resultado final do processo de pesquisa temos que o modelo referencial de PDS apresentou-se válido por orientar, oportunizar e fortalecer a criação de novos serviços, e como impactos positivos destaca-se o envolvimento efetivo de todos os órgãos, entidades, associações e os profissionais pertinentes para o desenvolvimento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper proposes a model of the development process of a tourist service (PDS) for the macrophase "Pre-Development", having as object the Rodoferroviária of Curitiba (PR). The redevelopment of Rodoferroviária is an integral part of the investment plan in mobility works for the FIFA Football World Cup 2014. The public management of the city of Curitiba (PR) planned nine works. This number stood out as the host city with the largest number of works of urban mobility. The redevelopment of Rodoferroviária can make it a scenario for the development of tourism products and services. In the expansion of these services, standardized processes reduce development time, hence costs, increasing results and transforming them into competitive advantages. The creation of a model that standardizes the planning, based on existing models and referenced in the market, optimizes future projects involving tourism services. The PDS model developed in this research has a strong influence on studies of PDP Rozenfeld, et. al. (2006), Gobe, et. al. (2004) and Kaminsky (2000), and services have to Albrecht (1992), Correa and Gianesi (1994) and Fritzsimmons, et al. (2005). In the proposed PDS was created and / or modified sub-phases, requirements and activities to support and strengthen the model. The research adopted an analytical, interpretative design Rodoferroviária Curitiba and descriptive research to analyze the project and the view of experts and government agencies. As a result of the empirical questionnaire sent to public agencies involved in the redevelopment of Rodoferroviária, it is clear that both the SETU-PR, SECOPA-PR not aware of this project, besides having CREA-PR and Coordination Center Curitiba Observatory of the Metropolis, as knowledgeable of the proposal, but not involved in the development of the same. And as a final result of the research process we have the reference model PDS presented a valid guide, create opportunities and strengthen the creation of new services, and how positive impacts highlight the effective involvement of all agencies, entities, associations and the relevant professional development.pt_BR
dc.format.extent128 f. : il. [algumas color].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbano - Turismopt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.titleO modelo do processo de pré-desenvolvimento para o projeto/serviço : rodoferroviária de Curitiba (PR) copa do mundo de futebol Fifa 2014pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples