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dc.contributor.authorKlein, Glauber Cesarpt_BR
dc.contributor.otherVieira Neto, Paulo, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherCecchinato, Giorgiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T16:47:10Z
dc.date.available2020-03-05T16:47:10Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30574
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Vieira Netopt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Profª. Drª. Giorgia Cecchinatopt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa: Curitiba, 16/05/2013pt_BR
dc.descriptionBiliografia : fls. 85-89pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: História da filosofia moderna e contemporâneapt_BR
dc.description.abstractResumo: A dissertação tem como objeto de investigação a relevância do conceito de coisa-em-si nos primeiros escritos filosóficos de J. G. Fichte, em especial em sua Grundlage der gesammten Wissenschaftslehre, a Doutrina-da-ciência de 1794. A distinção entre fenômeno e coisa-em-si está na base da filosofia crítica de Kant, na medida em que defende que o conhecimento humano limita-se aos fenômenos, em oposição à ilusória pretensão de acesso às coisas como elas são em-si-mesmas (procuramos reconstruir sucintamente a formulação do problema que essa tese pretende responder, tal como foi elaborada por Kant). A despeito de se apresentar como solução das querelas metafísicas, a distinção despertou uma nova disputa histórica, agora dividindo defensores e objetores, em especial sobre o significado do conceito de coisa-em-si (neste sentido, em um segundo momento, pretendemos, de modo muito sumário, esclarecer essa discussão a partir das críticas de Jacobi e Schulze, por um lado, a tentativa de defesa por parte de Reinhold, de outro, e, por fim, o início da posição fichtiana à questão). Com base em declarações explícitas de Fichte, em sua Resenha ao Enesidemo, contra a consistência de significado e relevância funcional do conceito tematizado, a bibliografia sobre o autor muitas vezes passa ao largo de posteriores declarações do filósofo sobre a coisa-em-si, a saber, que ela é sentida, no quadro de uma limitação à atividade prática do Eu; assim, defenderemos, no seio da fundamentação de sua doutrina aquele conceito, antes enfaticamente rejeitado, retorna com um sentido e uma função delimitados. Deste percurso histórico-conceitual sobre a coisa-em-si, chegamos à tematização do surgimento de uma temática rica para o estudo da Doutrina-da-ciência, a saber, uma doutrina-do-sentimento (pretendemos delinear sua determinação e significado histórico). A tese pode ainda ser entendida como um argumento, complexo, mas preciso: o conceito de coisa-em-si, tanto em Kant quanto em Fichte, possui um campo semântico ambíguo: ora diz respeito à caracterização do modo realista de conceber o conhecimento (teórico e prático), ora representa uma determinação genuinamente crítico-transcendental; em Fichte, há uma rejeição ao conceito no sentido realista, porém, no sentido crítico, ele ocupa uma função indispensável; todavia, mesmo neste último sentido, há uma defasagem em relação ao pensamento kantiano, pois o autor da Doutrina-da-ciência conjuga o conceito de coisa-em-si à investigação do sentimento, em concreto, ao sentimento originário. Este percurso algo longo e tortuoso, integra um projeto de leitura abrangente sobre o pensamento ético de Fichte, orientando-se para entendê-lo como uma tentativa de correção do formalismo da filosofia moral kantiana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The dissertation has as object of research the relevance of the concept of the thing-in-itself in the early philosophical writings of J. G. Fichte, especially in his Grundlage der gesammten Wissenschaftslehre, the Foundation of the Entire Doctrine of Scientific Knowledge. The distinction between phenomenon and thing-in-itself is the basis of Kant's critical philosophy, in that it argues that human knowledge is limited to phenomena, as opposed to illusory pretense of access to things as they are in themselves (we try to reconstruct briefly the formulation of the problem that this thesis aims to answer, as elaborated by Kant). Despite presenting itself as the solution of disputes metaphysical distinction sparked a new historical dispute, now dividing supporters and objectors, especially on the meaning of the concept of the thing-in-itself (in this sense, in a second step, we intend to so very abstract, clarified from this discussion critical Jacobi and Schulze, on one hand, attempting to defense by Reinhold the other, and, finally, the start position fichtiana the question). Based on explicit declarations of Fichte, in his Aenesidemus Review. against the consistency of functional significance and relevance of the concept thematically, the literature on the author often goes off the philosopher's later statements about the thing-in-itself, the namely, that she felt, under a limitation to practical activity of I, so defend, within the grounds of his doctrine that concept before emphatically rejected, returns with a meaning and a function delimited. This historical background and conceptual model for the thing-in-itself, we come to the thematization of the emergence of a rich subject for the study of Doctrine of Scientific Knowledge, namely, a doctrine-of-feeling (we intend to delineate their determination and historical significance). The thesis can also be understood as an argument, complex but precise: the concept of the thing-in-itself, both Kant and Fichte, has a semantic ambiguous: sometimes relates to the characterization of realistic way of conceiving knowledge (theoretical and practical), now represents a genuinely critical-transcendental determination, in Fichte, there is a rejection of the concept in the realistic sense, however, in a critical sense, he occupies an indispensable function, but even in this latter sense, there is a lag with respect the Kantian thought, as the author of Doctrine of Scientific Knowledge combines the concept of thing-in-itself to the investigation of feeling, in particular, the original feeling. This course something long and tortuous, project integrates a comprehensive reading on the ethical thought of Fichte, guided to understand it as an attempt to rectification the formalism of Kantian moral philosophy.pt_BR
dc.format.extent89f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Filosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia alemãpt_BR
dc.subjectIdealismo alemão (americano, ingles, frances, etc.)pt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleEstudos sobre o conceito de coisa-em-si na filosofia clássica alemãpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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