Estratégias discursivas no HGPE e twitter dos candidatos do Paraná ao Senado Federal em 2010
Resumo
Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise das estratégias discursivas usadas no HGPE e no Twitter pelos candidatos ao Senado Federal do Paraná, em 2010. Para tanto, utiliza-se o método comparativo e a metodologia de análise quantitativa, a fim de encontrar padrões e relações entre recursos e estratégias utilizadas. Pressupõe-se que em cada meio há um uso específico da comunicação política, que depende, fortemente, dos recursos disponíveis. Supõe-se que no Twitter o debate possa ser observado graças à possibilidade de compartilhar e compor conteúdos, de questionar discursos e também por causa da instantaneidade com que os questionamentos e respostas podem acontecer. Quanto à televisão, espera-se encontrar discursos cordiais e conteúdos direcionados, visto que nesse meio não há possibilidade de interação, de resposta imediata. Foram analisados os programas eleitorais e os tweets dos candidatos Gleisi Hoffmann, Gustavo Fruet, Roberto Requião e Ricardo Barros. Em relação à estratégia do discurso, o que se percebe é que os candidatos parecem se sentir mais à vontade no microblog para o uso do argumento político, enquanto no horário de propaganda eleitoral estão preocupados em "não desagradar". No Twitter, no aspecto tema geral, os candidatos usaram estratégias parecidas, dando foco à agenda, apelando ao engajamento do eleitor e formando suas imagens como candidato. Já no HGPE,observa-se que os candidatos se comportam de maneira mais formal e centrada na campanha quando falamos da variável tema no horário gratuito. Abstract: This paper presents an analysis of discursive strategies used in HGPE and Twitter by candidates to the Federal Senate of Paraná, in 2010. Therefore, we use the comparative method and the methodology for quantitative analysis in order to find patterns and relationships between resources and strategies used. It is assumed that in each mean there is a specific use of political communication, which depends strongly of available resources. It is assumed that the debate on Twitter can be observed thanks to the possibility to compose and share content, questioning speeches and also because of the immediacy with which the questions and answers can happen. For television, it is expected to find cordial speeches and targeted content, since in this mean there is no possibility of interaction, immediate response. We analyzed the electoral programs and tweets candidates' Gleisi Hoffmann, Gustavo Fruet, Roberto Requião and Ricardo Barros. About the strategy of discourse, what we see is that candidates seem to feel more comfortable in the use of microblogging for political argument, while at the time of election advertising they are concerned to "not offend". On Twitter, in the general theme aspect, candidates have used similar strategies, focusing on their agenda, appealing to voter engagement and forming their images as a candidate. In the case of HGPE, it is observed that candidates behave more formal and focused on the campaign theme when we talk of the variable on free election time.
Collections
- Teses & Dissertações [10016]