Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, João Paulo de Souzapt_BR
dc.contributor.otherOsinski, Dulce Regina Baggio, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-05T18:47:24Z
dc.date.available2020-10-05T18:47:24Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30350
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Dulce Regina Baggio Osinskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 22/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia : fls. 172-187pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho analisaa trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912-2002) na década de 1950, especialmente no tocante às suas ideias e ações educativas modernizadoras. Durante o período escolhido,a atuaçãode Eny Caldeira obtém uma dimensão pública em razão da nomeação como diretora do Instituto de Educação do Paraná (1952-1955).Gestão que a caracterizou como uma das personagens de transição na formação do campo educacional paranaense, com a assunção das ciências fonte: Sociologia, Biologia e especialmente a Psicologia como referenciais para o desenvolvimento de novos paradigmas educacionais no Estadoe a busca de especialização científica dos quadros docentes, em contraposição à educação assentada em fundamentos filosóficos, desenvolvida por autodidatas e eruditos das gerações anteriores à sua.Iniciativas como as da criação da Escola Experimental Maria Montessori e do Centro Juvenil de Artes Plásticas, ambos na capital paranaense,caracterizam a ação da intelectual frente a projetos de modernizaçãopedagógica e estética, representada na assunção da ciência, na busca da especialização, do emprego de laboratórios educacionais e de sua atuação como mulher administradora pública. Como referencial teórico empregamos os conceitos de campo, capital e habitusde Pierre Bourdieu, como auxiliares na análise da trajetória. No que concerne aos conceitos de moderno, modernização e modernidade, tomamos como principais referências Marshall Berman, Norberto Bobbio, Anthony Giddens e Zigmunt Bauman; além das contribuições teóricas sobre a história intelectual de Helenice Rodrigues da Silva, Sergio Miceli e Carlos Eduardo Vieirae os conceitos de apropriação e representação de Roger Chartier. A dissertação estará dividida em doiscapítulos. No primeiro, é analisada a formação familiar, escolar e universitária de Eny Caldeira. No segundo, apresentam-se as atividades desenvolvidas durante o período em que Eny Caldeira exerce a direção do Instituto de Educação. Para o desenvolvimento do trabalho foram empregadas fontes provenientes de diversosarquivos e centros de pesquisa. As fontes utilizadas são de tipologias variadas, especialmente documentos oficiais, periódicos, cartas, documentos não publicados, obras da época e depoimentos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Ce travail analyse la trajectoire intellectuelle de l'éducatrice Eny CALDEIRA ( 1912 -2002 ) aux années cinquante, surtout par rapport à ses idées et ses actions éducatives modernistes. Pendant la période choisie, la trajectoire de Eny CALDEIRA obtient une dimension publique en raison de sa nomination comme directrice de l'Institut d'Éducation du Parana ( 1952 -1955 ). Gestion qui l'a caracterisée comme une des personnages de transition selon la formation du camp éducatif du Parana, avec l'ascension des sciences sources : Sociologie, Biologie et surtout la Psychologie comme des références au développement de nouveaux paradigmes del'éducation à l'État du Parana. Des initiatives comme celles de la création de l'École Expérimentale Maria MONTESSORI et du Centre Juvénile d'Arts Plastiques, les deux au chef-lieu du Parana, caractérisent l'action de l'intellectuelle face à des projets de modernisation pédagogique et esthétique. Comme référence théorique, nous nous sommes servis des concepts de camp, de capital et habitus de Pierre BOURDIEU, comme des auxiliaires à l'analyse de la trajectoire. En ce qui concerne les concepts de moderne, de modernisation et de modernité, nous avons pris comme principales références Marshall BERMAN, Norberto BOBBIO, Anthony GIDDENS et Zigmunt BAUMAN; ainsi comme des contributions théoriques sur l'histoire intellectuelle de Helenice RODRIGUES DA SILVA, Sergio MICELI et Carlos Eduardo VIEIRAet les concepts d'appropriation et de représentation de Roger CHARTIER. La dissertation sera subdivisée selon deux chapitres. Au premier chapitre, il est analysé la formation familière, scolaire et universitaire de Eny CALDEIRA. Au deuxième chapitre, se sont présentées les activités développées pendant la période que Eny CALDEIRA exerce la direction de l'Institut d'Éducation. Pour le développement du travail, il a été utilisé des sources originaires de plusieurs archives etcentres de recherche. Les sources utilisées sont de plusieurs typologies, surtout de documents officiels, de périodiques, de lettres, de documents pas encore publiés, d'oeuvres d'époque et de témoignages.pt_BR
dc.format.extent190 f. : il. [algumas color].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCaldeira, Eny, 1912-2002pt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professores - Históriapt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectIntelectuaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePercurso entre modernidades : trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912-1955)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples