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dc.contributor.otherNobre, Farley Simon, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorRibeiro, Rhubens Ewald Mourapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-13T17:26:06Z
dc.date.available2024-09-13T17:26:06Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30339
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Farley Simon Mendes Nobrept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 27/03/2013pt_BR
dc.descriptionbibliografia : 188-214pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: A sustentabilidade se apresenta na atualidade como conceito fundamental para um desenvolvimento econômico, social e ambiental equilibrado, provocando e requerendo transformações em diversas esferas da sociedade. Nas empresas a sustentabilidade se destaca na forma de objetivos a serem alcançados e valores a serem criados. O mundo evolui e se transforma de acordo com as interferências realizadas pelos seres que nele habitam, destacando-se o homem. Este se organiza em grupos e constitui organizações que permeiam a sociedade de forma transversal. Por ser um tema complexo e interdisciplinar, a sustentabilidade demanda das organizações - que são constituídas e funcionam por meio dos seus participantes - uma complexidade cognitiva mais elevada devido às suas múltiplas dimensões e critérios associados ao seu equilíbrio e relação com o ambiente externo. Destaca-se a importância teórica e prática de pesquisar os temas cognição e sustentabilidade de forma conjunta. Na busca por verificar o nível de sustentabilidade possuído pelas empresas, diversas instituições vêm criando índices de sustentabilidade que pretendem representar o nível em que cada empresa se encontra, como ela percebe o ambiente e toma suas decisões que a conduzem rumo ao atingimento de níveis de sustentabilidade maiores. O índice de sustentabilidade empresarial da BM&FBovespa é um relevante índice deste tipo no Brasil, e o mesmo possui relevância internacional. Esta pesquisa tem por objetivo geral verificar a relação entre Grau de Complexidade Cognitiva (GCC) e Sustentabilidade em Organizações (SEO) das empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA). Para o alcance do objetivo proposto seguiu-se uma abordagem qualitativa, sendo conduzida por meio de estudo de casos múltiplos em seis empresas - AES Tietê, Banco do Brasil, BICBanco, Coelce, Eletropaulo e Natura - que participam no ISE-BM&FBovespa. Utilizando-se de pesquisa documental foram levantados relatórios administrativos, relatórios de sustentabilidade e os questionários do ISE respondidos por cada empresa. Os documentos levantados foram submetidos à análise de conteúdo para elencagem de categorias e subcategorias que permitiram a construção dos mapas cognitivos de cada empresa. Por meio dos mapas foi possível verificar a real prática das organizações. Sob a ótica do modelo de Criação de Valor Sustentável (CVS) as empresas foram diagnosticadas em relação à adoção e desenvolvimento de estratégias voltadas à sustentabilidade e avaliado o nível de atendimento aos critérios e dimensões do ISE. A análise comparativa permitiu verificar similaridades e diferenças entre os casos e confirmar a existência da relação entre GCC e SEO, mostrando-se positiva. O estudo conclui que o grau de complexidade cognitiva presente nas organizações influencia o seu nível de sustentabilidade empresarial, permitindo adoção de melhores práticas e estratégias voltadas à sustentabilidade. Parte dos achados desta pesquisa é corroborada com a Global100 (lista das empresas mais sustentáveis do mundo). Sugere-se uma atualização e ampliação do estudo no ano de 2013, pois a divulgação pública dos questionários do ISE quase dobrou em relação ao ano de 2012.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The sustainability presents itself today as a key for the economic, social and environmental development, causing and requiring changes in various spheres of society. In companies sustainability is highlighted as goals to be achieved and values to be created. The world evolves and changes according to the interference made by the beings that inhabit it, especially the man. This is organized in groups and they made the companies that permeate in a transversal way society. Because it is a complex and interdisciplinary theme, sustainability demands of organizations - which it is constituted and operates through its participants - a higher cognitive complexity due to its multiple dimensions and criteria associated with their balance and relationship with the external environment. It is highlight the theoretical and practical importance of researching the topics cognition and sustainability together. In seeking to ascertain the level of sustainability owned by companies, institutions have been creating various sustainability indexes that purport to represent the level that each company is, how she perceives the environment and makes decisions that lead toward the achievement of higher levels of sustainability. The of the Corporate Sustainability Index (ISE) at the São Paulo Stock Exchange (BM&FBovespa) is an important index in Brazil and it has the international relevance. This research aims to investigate the relationship between Grade of Cognitive Complexity (GCC) and Sustainability in Organizations (SIO) in organizations that make up the Corporate Sustainability Index (ISE). For to get the goals followed by a qualitative approach, being conducted through multiple case studies in six companies - AES Tietê, Banco do Brasil, BIC Banco, Coelce, Eletropaulo e Natura - that participated in the ISE-BM&FBovespa. Using documentary research were raised administrative reports, sustainability reports and ISE's questionnaires completed by each company. The documents collected were subjected to content analysis for catalog of categories and subcategories that allowed the construction of cognitive maps of each company. Through the maps was possible to verify the actual practice of organizations. From the perspective of the Sustainable Value Creation model (SVC) business were diagnosed in relation to the adoption and development of strategies for sustainability and rated the level of care criteria and dimensions of the ISE. The comparative analysis showed the similarities and differences between cases and confirms the existence of relationship between GCC and SIO, being positive. Part of research findings are corroborated witch Global100 (list of the most sustainable companies in the world). It is suggested an updated and extension of the research in 2013, because the public divulgation of the ISE's questionnaires almost doubled compared to the year 2012.pt_BR
dc.format.extent214f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAdministração financeirapt_BR
dc.subjectIndices de mercado de açõespt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleCognição e sustentabilidade : estudo de casos mútiplos no índice de sustentabilidade empresarial (ISE) da BM&FBOVESPApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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