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    Penelopeia : figurações de Penélope na Odisséia, de Homero, e em a Odisséia de Penélope, de Margaret Atwood

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    R - D - KELLY LIMA.pdf (1.009Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Lima, Kelly
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Na Odisseia, de Homero, Penélope se destaca como personagem de grande influência no enredo, ao mesmo tempo catalisadora da crise em Ítaca e protetora do lar do marido. Caracterizada repetidamente como prudente e dúbia, a personagem deu vazão a diferentes leituras e interpretações críticas e literárias ao longo do tempo. Em A odisseia de Penélope, romance publicado por Margaret Atwood em 2005, Penélope e as escravas mortas por Telêmaco ressurgem como narradoras com ponto de vista próprio, donas da história, retomando o enredo clássico por meio de vozes femininas e marginais. Em uma disputa metaficcional, as narradoras sobrepõem experiências e opiniões, buscando ter a última palavra. A partir da análise e da comparação dessas duas obras, o presente trabalho busca traçar paralelos que indiquem semelhanças e diferenças na caracterização da personagem Penélope nesses textos, examinando seus papéis e como o processo de paródia e reescrita a transformou do épico clássico à produção pós-moderna.
     
    Abstract: In Homer's Odyssey, Penelope stands out as a character with major influence in the plot, at the same time originating the crisis in Ithaca and protecting her husband's home. Repeatedly characterized as cautious and dubious, the character gave rise to different literary and theoretical interpretations and readings over time. In The penelopiad, a novel published by Margaret Atwood in 2005, Penelope and the female slaves killed by Telemachus resurface as narrators with their own point of view, returning to the classic storyline with feminine and marginal voices. In a metafictional competition, these narrators overlap experiences and opinions, attempting to have the last word. Through analysis and comparison between both works, this study seeks to draw parallels that indicate similarities and differences in the characterization of Penelope on these texts, examining her roles and how the process of parody and rewriting has transformed her from the classic epic to the postmodern production.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/30327
    Collections
    • Teses & Dissertações [10388]

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