Bayaka : uma experiência musical intercultural
Resumo
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta a trajetória do grupo musical Bayaka e do seu idealizador, professor Plínio Silva. O contexto da cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, é apresentado para compreender os motivos do interesse de músicos e público pela proposta musical do grupo. O objeto desta dissertação consiste no levantamento e análise das práticas musicais do Grupo Bayaka entre os anos de 2003 a 2011, período que em que esteve em atividade. As categorias teóricas utilizadas são o conceito de identidade, orientado pelos teóricos da escola de Estudos Culturais, e as noções de multi e interculturalidade. Com o intuito de caracterizar o repertório do grupo Bayaka, são abordadas categorias taxonômicas a partir de uma perspectiva etnomusicológica. É feita uma análise das práticas musicais do grupo envolvendo aspectos como as transcrições fonéticas e musicais além da criação coletiva e experimental de arranjos. Como resultado, são apresentados efeitos de ordem técnica, estética e profissional nos integrantes decorrentes de sua passagem pelo grupo Bayaka. As reflexões levam a sugestões para distanciar o discurso dos envolvidos das retóricas de práticas hegemônicas. Abstract: This dissertation presents the trajectory of the Bayaka musical group and its founder, professor Plínio Silva. The Curitiba city context, Paraná state's capital, is presented to understand the musician's and public's interest for the group musical proposal. The object of this dissertation consists of gathering information and analysis of Bayaka's musical practices between the years of 2003 to 2011, period in which it was active. The theoretical categories used are the concept of identity, guided by the Cultural Studies' theorists, and the notions of multi and interculturalism. In order to describe Bayaka's repertoire, taxonomic categories are addressed from an ethnomusicological perspective. An analysis is made of the group's musical practices involving aspects such as phonetic and musical transcriptions, beyond the arrangements' collective and experimental creations. As a result, are presented technical, aesthetic and professional effects on the members arising of its passage through the Bayaka group. These reflections lead to suggestions for distancing the discourse of the involved from the hegemonic practice's rhetoric.
Collections
- Teses & Dissertações [10146]