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dc.contributor.authorGonçalves, Michelle Bocchi, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-05T17:13:10Z
dc.date.available2020-10-05T17:13:10Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30133
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 11/03/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 114-120pt_BR
dc.description.abstractResumo: As atividades experimentais não devem ser consideradas como estratégia didática principal do ensino de ciências, mas juntamente com outras atividades, igualmente importantes, desempenham o papel de contribuir para o desenvolvimento do pensamento científico e da aprendizagem. Essa pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos das atividades experimentais no ensino de ciências, a partir dos discursos dos professores da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Brasil. Durante o simpósio Estadual de Biologia, realizado em Curitiba/PR, em 2011, os professores foram convidados a responder a um questionário, sendo que o interesse de análise recai sobre a seguinte questão: Quais as atribuições das atividades experimentais no ensino de Ciências/Biologia? Os discursos dos professores de Biologia que formam o corpus da pesquisa são os sessenta e nove questionários respondidos por aqueles sujeitos que indicavam o uso frequente das atividades experimentais em sua prática docente. O texto contempla também um panorama sobre as publicações da área do Ensino de Ciências acerca das atividades experimentais. Tais artigos foram agrupados em cinco regularidades de acordo com os efeitos de sentido atribuído às atividades experimentais, a saber: Comprovação dos conceitos teóricos; Motivação; Auxílio no processo ensino-aprendizagem; Dificuldades e Limitações e o sentido de Problematização. O aporte teórico é o da Análise do Discurso de linha francesa, tendo em Michel Pêcheux e Eni Orlandi seus principais referentes. Além disso, a epistemologia de Gastón Bachelard contribui com as concepções de ciência abordadas na investigação, bem como, no diálogo com autores importantes da educação em ciências. Os resultados das análises apontam para diferentes efeitos de sentido sobre as atividades experimentais no ensino de ciências, destacando-se duas principais formações imaginárias: a experimentação como estratégia de ensino para complementação dos estudos teóricos, e o caráter motivacional da experimentação, as quais foram subdivididas em quatro imaginários. Outro importante sentido sinalizado pelos enunciados da pesquisa diz respeito ao modo como são conduzidas as aulas teóricas, que no discurso desses professores, aparecem como insuficientes para atingir a aprendizagem em ciências.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The experimental activities should not be considered as a strategy for teaching primary school science, but together with other activities, equally important, play the role of contributing to the development of scientific thought and learning. This research aims to understand the meanings of experimental activities in science teaching, from the discourses of teachers of the Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Brazil. During the Simpósio Estadual de Biologia, held in Curitiba / PR, in 2011, teachers were asked to answer a questionnaire, and the interest of analysis rests on the following question: What are the assignments of experimental activities in the teaching of Science / Biology ? The discourses of biology teachers who form the corpus of the research are the sixty-nine questionnaires answered by those subjects who indicated frequent use of experimental activities in their teaching practice. The text also includes an overview of the publications in the area of Science Teaching about the experiential activities. These articles were grouped into five regularities according to the effect of meaning attributed to experimental activities, namely: Proof of theoretical concepts; Motivation, Aid in teaching-learning process; Difficulties and Limitations, and meaning of problematization. The theoretical's aport is the French Discourse Analysis, with Pêcheux and Eni Orlandi as its main referents. Also, the epistemology of Gaston Bachelard contributes to the scientific concepts covered in the research as well as, in dialogue with important authors of science education. The analysis results indicate different sense effects on the experimental activities in science education, highlighting two main formations imaginary: experimentation as a teaching strategy to complement theoretical studies, and the motivational character of experimentation, which were subdivided into four imaginaries. Another important direction signaled by research is about the form as theorical classes are conducted.In discourses of these teachers, they appear to be insufficient to achieve the learning in sciences.pt_BR
dc.format.extent120 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de cienciapt_BR
dc.subjectDidaticapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAtividades experimentais em discurso : com a palavra os professores de biologia do Estado do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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