• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Crime, violência e segurança : um estudo de caso da campanha Paz sem voz é medo do Jornal Gazeta do Povo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARIEL MURARO.pdf (34.15Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Muraro, Mariel
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho procura aproximar os temas mídia de massa e segurança pública fazendo uma análise da campanha lançada pelo jornal Gazeta do Povo intitulada Paz sem voz é medo. Passeando por vários autores, mas adotando como marco teórico a criminologia crítica, analisam-se as reportagens e a forma de exposição dos temas crime, violência e segurança, entre outros subtemas, segundo o discurso midiático, constatando-se que ele reproduz certos estereótipos balizadores do sistema penal seletivo e repressivo. Na campanha se verifica o apelo à defesa da sociedade para que participem de uma cultura de paz denunciando os crimes em que foram vítimas e que foram presenciados acreditando que esta atitude poderá livrar o cidadão do sentimento de insegurança em face da conduta delituosa. No entanto, essa postura fomenta não uma cultura de paz, mas a elevação do sentimento de insegurança, o qual tem sido utilizado para legitimar ações repressivas que se intitulam guerra ao crime e ao tráfico de drogas, perseguição a pequenos desvios, autorizando a implantação de unidades de polícia pacificadora de forma hostil nos territórios do Rio de Janeiro e do Paraná, exercitando a violência institucional por meio dos aparelhos repressivos estatais, em especial o policial, que com tradição militarista, opera aplaudido pela população com o uso da força letal e violenta. Essa repressividade e violência do sistema penal é compreendida como a panaceia da segurança pública no Brasil, assim como se renova a crença na pena como solução para os conflitos sociais de natureza penal. Na tentativa de reduzir essa violência irracional do sistema, propõe-se um retorno ao discurso dos direitos humanos para serem colocados como objeto e como limitação do sistema penal.
     
    Abstract: Este trabajo trata de acercar los temas medios de comunicación y la seguridad pública mediante el análisis de la campaña lanzada por el periódico Gazeta do Povo intitulado Paz sem voz é medo. Paseando por varios autores, pero tomando como punto teórico la criminología crítica, se analizan los informes y la forma de exponer los temas de la delincuencia, la violencia y la seguridad, entre otros temas secundarios, según el discurso de los medios señalando que reproducen ciertos estereotipos legitimadores del sistema penal selectivo y represivo. En la campaña se encuentra la convocatoria para la protección de la sociedad a partir de la participación en una cultura de paz, denunciando los crímenes en los cuales fueron víctimas y fueron testigos con la creencia de que esta actitud podría librar los ciudadanos del sentimiento de inseguridad frente a la conducta criminal. Sin embargo, esta actitud no fomenta una cultura de paz, pero la elevación del sentimiento de inseguridad, que se ha utilizado para legitimar las acciones represivas que se llaman guerra al crimen y contra el narcotráfico, la persecución de las desviaciones pequeñas, como se ha visto que se autoriza el despliegue de unidades policiales de pacificación de forma hostil en territorios de Río de Janeiro y Paraná, practicando la violencia institucional a través del aparato represivo del Estado, especialmente el policía, que con la tradición militarista, opera aplaudido por la población con el uso de la fuerza letal y violenta. Este carácter represivo y la violencia del sistema de justicia criminal son vistas como la panacea de la seguridad pública en Brasil, así como se renueva la creencia en la pena como solución para los conflictos sociales de naturaleza penal. En un intento de reducir esta violencia irracional del sistema se propone una vuelta al discurso de los derechos humanos que se colocan como objeto y como limitación del sistema penal.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/30132
    Collections
    • Teses & Dissertações [10470]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV