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dc.contributor.authorAzevedo, Sayuri Unoki de, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherVoese, Simone Bernardes, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T18:30:05Z
dc.date.available2022-06-21T18:30:05Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30117
dc.descriptionOrientador : Profª. Drª. Simone Bernardes Voesept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa: Curitiba, 2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 116-123pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Contabilidade e finançaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A mensuração dos resultados do desempenho dos gestores e de entidades do Terceiro Setor auxilia para um ambiente mais factível e produtivo, pois possibilita demonstrar sua eficiência em relação aos fins sociais que deseja atingir. Em entidades sem fins lucrativos, como ocorre com organizações do Terceiro Setor, o gerenciamento de serviços requer a medição e identificação dos indicadores que são fundamentais para o sucesso gerencial. Moore (2003) propõe o Public Value Scorecard em vez do uso do Balanced Scorecard (BSC) no setor público e em entidades sem fins lucrativos. Assim, o Public Value Scorecard usado no Terceiro Setor adota uma série de Public Values, em vez de fundamentar-se em informações de custo ou lucro, como ocorre no Balanced Scorecard. Este estudo busca propor um sistema de avaliação de desempenho sustentado no modelo conceitual Public Value Scorecard para uma organização social sem fins lucrativos. A presente pesquisa utiliza como teoria que sustenta o estudo a Teoria Institucional, em específico, a primeira parte do processo de Institucionalização de Burns e Scapens (2000), denominada Codificação. O estudo possui abordagem qualitativa e a estratégia de pesquisa baseia-se em um estudo de caso. Alicerçado no construto Avaliação de Desempenho, esta pesquisa divide-se em três categorias: (1) Missão Social; (2) Legitimidade e Suporte; e (3) Capacidade Operacional. A Missão Social possui como variável os indicadores não financeiros, enquanto que as demais categorias possuem tanto os indicadores não financeiros como os financeiros como variáveis. O percurso metodológico baseia-se em: (1) entrevistas semiestruturadas fundamentadas no modelo de avaliação de desempenho do Public Value Scorecard com o Presidente e a Gerente Administrativa da organização, seguido por um feedback das respostas, bem como entrevista semiestruturada com um representante de cada área, também da contábil, examinadas por meio da análise de discurso para validação dos indicadores criados; e (2) pesquisa documental para coleta de dados de avaliação de desempenho junto aos relatórios da Organização, com análise de conteúdo. O resultado desta pesquisa foi a proposta de um Sistema de Avaliação de Desempenho construído para cada uma dos três componentes do Public Value Scorecard, passíveis de serem avaliados de forma segregada e de atribuir-se pesos diferenciados para cada componente (Missão Social; Legitimidade e Suporte; Capacidade Operacional).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The measurement results of the performance of managers and the organization of the Third Sector permeates a more feasible and productive, being able to demonstrate their efficiency in relation to social goals you want to achieve. In nonprofits, as organizations of the Third Sector, service management requires the measurement and identification of indicators that are critical to managerial success. Moore (2003) proposes the Public Value Scorecard instead of using the Balanced Scorecard (BSC) in the public sector and nonprofits. Thus, the Public Value Scorecard used in the Third Sector has adopted a series of Public Values, rather than be based notions of cost or profit as in the Balanced Scorecard. This study attempts to propose a system of performance evaluation, sustained in the conceptual model Public Value Scorecard for a nonprofit social organization. This research uses as theory underpinning the study Institutional Theory, in particular the first part of the process of institutionalization of Burns and Scapens (2000), Encoding. The study has a qualitative approach and strategy is based on a case study. Building on the construct Performance Evaluation, this research is divided into three categories: (1) Social Mission, (2) Legitimacy and Support, and (3) Operational Capability. The Social Mission has variable non-financial indicators, while other categories have both non-financial indicators such financial indicators as variables. The methodological approach is based on: (1) semi-structured interviews based on the model of performance evaluation of the Public Value Scorecard with the President and the Administrative Manager of the organization, followed by a feedback responses, as well as semi-structured interview with a representative of each area and also of the accounting, analyzed through discourse analysis to validate the indicators created, and (2) documentary research to collect data for performance evaluation reports to the Organization along with content analysis. The result of this research is the proposal of a Performance Evaluation System built for each of the three components of the Public Value Scorecard, which can be evaluated in a separate manner and to assign different weights for each component (Social Mission; Legitimacy and Support; Operational Capability).pt_BR
dc.format.extent123f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTerceiro setor - Administraçãopt_BR
dc.subjectTerceiro setor - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAssociaçoes sem fins lucrativos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleModelagem do public value scorecard como instrumento de avaliação de desempenho para uma organização do terceiro setorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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